A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, indiciou, na última sexta-feira (24), um homem de 42 anos pelo feminicídio de Damiana Aparecida dos Santos, de 50 anos, ocorrido no dia 19 de janeiro, na localidade de Soído de Baixo, em Marechal Floriano.
O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, delegado Luciano Carlos Paulino, destacou que o caso foi investigado com prioridade, culminando na prisão preventiva e no indiciamento do suspeito com qualificadoras de crueldade e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
De acordo com o laudo cadavérico emitido pela Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), a vítima foi assassinada com extrema violência, apresentando múltiplas lesões graves no rosto, pescoço, cabeça e coluna cervical. "As marcas em suas mãos indicam que ela tentou se defender das agressões. O laudo evidenciou a brutalidade empregada no crime, confirmando as características de feminicídio com agravantes que foram determinantes para o indiciamento”, afirmou o delegado.
O suspeito foi preso um dia após o crime, no dia 20, após representação da autoridade policial pela prisão preventiva, deferida pelo Poder Judiciário. Ele se apresentou à delegacia acompanhado de seu advogado no período da tarde, momento em que foi interrogado e teve o mandado cumprido. Após os trâmites legais, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional.
Dinâmica do caso
Na manhã do dia 19 de janeiro, um advogado foi até a sede do 2º Pelotão da 6ª Companhia Independente e informou que o cliente teria ligado para ele, por volta das 10h30, informando que sua mulher estaria morta em um sítio na localidade de Soído de Baixo, Marechal Floriano. O solicitante se apresentou como advogado do homem e disse que orientou o cliente a fazer contato com a PMES, Samu e aguardar a chegada das equipes no local. Imediatamente, os militares foram ao local e encontraram uma mulher de 50 anos caída no chão de um quarto, coberta por um lençol. Ela já estava em óbito. O corpo foi encaminhado à Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Venda Nova do Imigrante, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com