A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 3º Distrito Policial (DP) de Vitória, com apoio da Superintendência de Polícia Interestadual e de Captura (SUPIC), prendeu, em cumprimento de mandado de prisão preventiva, um homem de 30 anos, considerado um dos principais autores de furtos de veículos elétricos na Capital. A prisão ocorreu no último dia 23 de outubro, no bairro Santa Martha, em Vitória.
De acordo com o titular do 3º DP de Vitória, delegado Diego Bermond, as investigações tiveram início em maio deste ano, quando a equipe policial percebeu um padrão em diversos furtos de bicicletas elétricas registrados na cidade. “Após a análise das imagens, constatamos que se tratava de um mesmo indivíduo. A partir daí, instauramos inquérito, realizamos levantamentos e identificamos o endereço onde ele residia. Ele foi localizado no Morro de Santa Martha, conduzido à unidade policial e admitiu ter furtado pelo menos quatro bicicletas elétricas”, explicou o delegado.
O suspeito havia sido indiciado por furto qualificado com rompimento de obstáculo e respondia em liberdade. No entanto, segundo o delegado, ele voltou a cometer novos furtos em setembro, totalizando ao menos oito ocorrências. “Representamos pela prisão preventiva e, com o apoio da SUPIC, conseguimos cumprir o mandado. Durante o interrogatório, ele confessou ter trocado as bicicletas por entorpecentes, em razão da dependência química”, destacou Bermond.
As investigações apontaram que o suspeito atuava principalmente em bairros nobres, onde havia bicicletas estacionadas em vias públicas. Ele tinha alta destreza para romper cadeados e subtrair os veículos em poucos segundos, agindo geralmente em horários e locais de pouca movimentação.
Durante as diligências, os policiais também identificaram receptadores das bicicletas furtadas. “Quando ele foi conduzido em maio, indicou onde estavam duas das cinco bicicletas. Os receptadores foram localizados, conduzidos à delegacia e indiciados pelo crime de receptação”, completou o delegado.
O titular do 3º DP de Vitória também fez um alerta aos proprietários de bicicletas elétricas. “Recomendamos o uso de cadeados do tipo ‘U-lock’, que são mais robustos e dificultam a ação criminosa. Também é importante registrar o número de série, marca, cor e modelo no boletim de ocorrência, para facilitar a restituição caso o bem seja recuperado. Além disso, o ideal é estacionar o veículo em locais públicos e movimentados”, orientou.
Segundo o delegado, o investigado já tinha mandado de prisão em aberto por roubo e tinha histórico criminal por furtos e assaltos. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com