Três proprietários de ferros-velhos foram detidos durante a operação “Tarega” deflagrada pelo 10º Distrito Policial, na manhã desta quarta-feira (20). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em ferros-velhos na Serra, onde foram apreendidos diversos metros de fio de cobre e hidrômetro.
A Operação Policial foi realizada pelo 10°, 12° e 13° Distritos, sob o comando do delegado Josafá da Silva, com a participação da Guarda Municipal e setores de fiscalização da Prefeitura da Serra, além da 1ª equipe da Delegacia Regional da Serra.
“O objetivo da operação foi coibir a ação de receptadores de produtos que são furtados e que geram grandes transtornos à população, como o furto de fio de cobre. Recebemos denúncias pelo disque-denúncia e realizamos uma investigação para localizar os ferros-velhos, que poderiam estar receptando esse tipo de produto. Se há furto, é porque tem alguém comprando”, conta o titular do 10º Distrito Policial, delegado Josafá da Silva.
As operações integradas da Guarda Municipal da Serra com autoridades estaduais e federais seguirão acontecendo para garantir mais segurança e qualidade de vida aos munícipes.
“Essa ligação com outras instituições por parte da Secretaria de Defesa Social da Serra, com todos os órgãos que a integram, é muito importante. Nosso apoio foi solicitado e prontamente prestamos. É importante combater esse crime uma vez que esse material que fica estocado em ferros-velhos pode ser da própria prefeitura. Aqui temos a ‘Operação Iron’, de combate ao comércio clandestino de fios de cobre. A parceria é importante, porque nos dá respaldo para continuar combatendo este crime”, afirmou o secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra.
Dos quatro endereços, apenas o do bairro Rosário de Fátima não continha irregularidades. Já no bairro Novo Horizonte, foram apreendidos cerca de 100 quilos de cobre e um senhor de 62 anos foi detido. No bairro Jardim Tropical, um homem de 20 anos foi preso e, no estabelecimento, foram apreendidos 10 quilos de fio de cobre, além de 40 quilos de cobre de mel e uma caderneta de anotações.
Já no bairro Jardim Limoeiro, um senhor de 69 anos foi preso e foram apreendidos 81 hidrômetros, seis partes metálicas de hidrômetros e uma porção de fios de cobre.
Os três foram encaminhados à delegacia. O senhor de 63 anos e o de 69 anos assinaram um Termo Circunstanciado (TC) por receptação culposa e foram liberados para responder em liberdade. Já o homem de 20 anos, foi autuado em flagrante por receptação qualificada e será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Texto: Matheus Zardini
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com