28/07/2023 08h44 - Atualizado em 28/07/2023 16h26

Polícia Civil comemora Dia Estadual do Investigador de Polícia nesta sexta-feira

Em meio ao desconhecido, com olhos atentos em busca da verdade e coragem inabalável, o investigador de polícia cumpre, sem hesitar, seu compromisso em servir e proteger. Nessa sexta-feira (28), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) homenageia esses profissionais que realizam um trabalho árduo e merecem nossa mais profunda admiração e respeito.

O Dia do investigador de polícia foi consolidado, no Estado do Espírito Santo, por meio da Lei 11.212, de 29 de outubro de 2020. Eles integram o quadro da Polícia Civil e atuam em nas delegacias de todo o Estado. Entre as diversas funções em campo, os profissionais, em meio ao perigo, trabalham em busca de informações para elucidação do crime.

Na PCES, os investigadores são responsáveis por realizar investigações criminais, coletar provas e reunir informações, com a finalidade de identificar e prender criminosos. Eles atuam para a resolução de casos em diferentes instâncias, tais como homicídios, roubos, tráfico de drogas, crimes cibernéticos, entre outros.

É o caso do investigador de polícia Ricardo Chaeffer Aliprandi. Formado em Direito, ele decidiu prestar concurso para área policial e conquistou uma vaga, ingressando na Instituição no ano de 2021. Compondo a equipe do Departamento de Investigações Criminais (Deic), Ricardo conta que a área policial sempre foi sua primeira opção de carreira. “Entendo que a polícia exerce um dos papéis mais importantes para a manutenção de uma sociedade justa” disse.

O investigador conta ainda que nesse tempo de trabalho policial, teve a oportunidade de participar da operação na Cidade de Santa Leopoldina, colaborando com a prisão dos criminosos que aterrorizaram a cidade durante um assalto a bancos. “Após a conclusão da operação, os moradores de Santa Leopoldina aplaudiram nossas equipes, fazendo praticamente uma festa na cidade. Foi emocionante e muito gratificante” concluiu Ricardo Chaeffer Aliprandi.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda felicitou a categoria pela data e agradeceu pelo empenho e dedicação dos profissionais. “Parabenizo a todos os investigadores de polícia da Polícia Civil do Espírito Santo pelo seu dia. A função de investigar não é um mero achismo, depende de visão acima do senso comum e  você, investigador de polícia, tem essa visão. Suas investigações são de extrema importância para a elucidação dos delitos. Meus sinceros agradecimento a essa categoria extremamente importante na estrutura da polícia civil” concluiu Arruda.

Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara