10/05/2024 17h20 - Atualizado em 10/05/2024 17h22

Polícia Civil do Espírito Santo rende homenagem às mães da Instituição

Neste Dia das Mães, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) rende homenagens às mulheres que desempenham, com maestria, o papel de mãe enquanto se dedicam às suas funções profissionais, demonstrando equilíbrio entre o cuidado com os filhos e o serviço policial. É uma celebração da coragem, do amor incondicional e do comprometimento dessas mulheres que enfrentam desafios diários para garantir o bem-estar de suas famílias e contribuir para uma sociedade mais segura.

Dentro da PCES, encontramos diversas mulheres que compartilham a experiência única de serem mães e servirem na área policial. São delegadas, escrivãs, investigadoras, assistentes sociais, psicólogas, auxiliares de perícia médico-legal e tantas outras profissionais que enfrentam a jornada da maternidade enquanto desempenham suas responsabilidades laborais com excelência.

Michelle Almeida, delegada de polícia, relata a emocionante transformação que a maternidade trouxe à sua vida. Ela conta que a chegada do seu filho Heitor, de 03 anos, trouxe um novo significado à sua vida. Ela, que está na Instituição há apenas 1 mês, viu a vida se transformar quando veio morar no Estado do Espírito Santo, assumir um novo cargo e conciliar a carreira policial com a maternidade.

“Heitor é a minha maior motivação e o meu maior desafio. Conciliar o desempenho de um cargo de tamanha responsabilidade, como o de delegada de polícia, com as funções maternas, não é fácil, mas o abraço, o carinho e o sorriso dele renovam as minhas forças e me inspira a ser uma pessoa melhor a cada dia”, comentou a delegada.

Já a auxiliar de perícia médico-legal, Tatiana Guerra Gonçalves Merisio, falou que toda manhã ao sair de casa sente um turbilhão de emoções. “Sinto muito orgulho do trabalho que faço, mas também um aperto no coração por ter que deixar meu filho em casa. Sair enquanto ele ainda está dormindo é uma das partes mais difíceis do meu dia”, disse Tatiana.

Ela destaca que a cada despedida, reforça a promessa silenciosa de voltar para casa. “Cada ocorrência na rua é um teste de resiliência e dedicação. Eu faço isso por ele, para que ele possa viver em um mundo mais seguro, para que ele cresça sabendo o valor da justiça e do comprometimento. Ser mãe e policial civil é meu maior orgulho e meu maior desafio, e não há lugar no mundo que eu preferiria estar aqui, lutando por um amanhã melhor para o meu filho”, pontuou.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, reconhece a singularidade e a importância dessa data, enaltecendo a dupla missão das policiais civis como protetoras da sociedade e como mães que moldam o caráter das futuras gerações. Neste Dia das Mães, prestamos nossa mais sincera homenagem a todas as mães, em especial às mulheres da Polícia Civil do Espírito Santo, que desempenham um papel fundamental na construção de um mundo mais seguro e justo. Seu amor, dedicação e bravura inspiram a todos nós. Parabéns, mães!

Texto: Adriana Nascimento Amaral - Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto