Governo do Estado do Espírito Santo
06/03/2026 14h52

Polícia Civil flagra furto de energia em apartamento na Mata da Praia

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), flagrou, nessa quinta-feira (05), um furto de energia em um apartamento localizado no bairro Mata da Praia, em Vitória.

A ação contou com o apoio de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e de técnicos da EDP.

Ao chegarem no local, as equipes policiais mantiveram contato com o inquilino do imóvel, que é filho do titular da instalação elétrica.

Durante a perícia, foi constatado que o medidor eletromecânico estava sem o lacre obrigatório. Além disso, uma das ligações das fases de energia estava conectada diretamente ao disjuntor de saída, o que impedia a medição correta do consumo.

A equipe da EDP realizou a substituição do medidor e regularizou a instalação elétrica no local.

Ainda segundo a concessionária, o medidor havia sido instalado no ano 2000 e permanecia no imóvel até o dia da ação policial. Também foi constatado que não havia outro medidor instalado para atender a cobertura do apartamento.

A distribuidora lavrou o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), detalhando as irregularidades identificadas.

Diante do fato, o morador, de 38 anos, foi levado ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e ouvido na condição de testemunha. Será instaurado um inquérito policial por portaria para apurar a autoria do crime.

 

 Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com      

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard