Governo do Estado do Espírito Santo
24/09/2024 14h54

Polícia Civil participa de Operação Força Pela Vida em Vila Velha para Reprimir Crimes de Trânsito

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou a “Operação Força Pela Vida” na noite da última sexta-feira (20), no município de Vila Velha. Na ação, 155 veículos foram abordados, além da prisão em flagrante de um condutor por dirigir sob influência de álcool.

A Operação Força Pela Vida foi realizada com o objetivo de reprimir os crimes de trânsito e fiscalizar as condutas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com foco na Lei Seca. A ação durou cerca de quatro horas, com pontos de abordagem ao longo da Avenida da Vala, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha.

Durante a operação, foram abordados 155 veículos, sendo 95 automóveis de passeio, 30 motocicletas e 30 veículos de aplicativo. As abordagens resultaram na aplicação de 122 testes de bafômetro passivo e 01 ativo, 32 recusas e 01 exame toxicológico.

Além disso, foram lavrados um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime previsto no artigo 310 da Lei 9.503/97, que trata de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, é um Termo de Prisão em Flagrante pelo crime do artigo 306 da mesma lei, que se refere a conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. O flagranteado recolheu o valor da fiança-crime e foi colocado em liberdade.

O titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), delegado Maurício Gonçalves da Rocha, informou que a operação faz parte do ‘Força pela Vida’, um programa que tem o papel de reforçar a fiscalização com foco na proteção à vida das pessoas, de forma contínua e integrada entre as forças de segurança do Estado do Espírito Santo.

“Essas operações são fundamentais para que possamos reduzir o índice de motoristas sob influência de álcool circulando pelas nossas vias. Infelizmente, é comum abordarmos motoristas que não deveriam estar circulando. Esses condutores colocam em risco a própria vida e a de outras pessoas”, concluiu o delegado.

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, reforçou a importância da união das forças de segurança. "Essa operação integrada foi realizada dentro da Semana Nacional do Trânsito, quando destacamos de maneira ainda mais forte a urgência da conscientização dos usuários das vias públicas, especialmente os condutores, a respeito da cultura da paz no trânsito. As ações integradas visam transmitir a mensagem de união das forças de segurança pública e viária em defesa da vida e são indispensáveis para retirar das ruas aqueles condutores que insistem em beber e dirigir ou praticar qualquer outra conduta incompatível com a legislação. As operações cumprem um papel punitivo para aqueles que desrespeitam as regras de trânsito, mas visam principalmente levar segurança para as pessoas nas vias, com foco na proteção de todos", pontuou.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard