26/07/2022 15h02 - Atualizado em 13/12/2022 12h01

Polícia Civil prende suspeito de falsificar documentos para comprar armas legalmente e vender a criminosos

A equipe do Setor de Inteligência da Delegacia Regional (DR) de Linhares prendeu um empresário de 39 anos no bairro Bebedouro, em Linhares, nessa terça-feira (26). Ele é suspeito de falsificar certidões de nascimento para emitir cédulas de identidade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) originais e utilizá-las para cometer crimes de estelionato e comprar armas de fogo para vender a criminosos da região.

Foi realizada uma investigação minuciosa sobre a prática do crime de compra e venda de armas de fogo. Durante as diligências, ficou constatado que o suspeito produzia as próprias certidões, algumas com informações verdadeiras e outras inventadas, e retirava os documentos em diferentes municípios.

"Ele chegou a usar os documentos para comprar armas de fogo e munições. Dessas, conseguiu vender para a criminalidade três armas compradas legalmente, faturando cerca de R$ 32 mil", contou o titular da Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo.

Além disso, o homem se identificou como empresário da área de mármores e granitos e abriu empresa fictícia nesse ramo. A Delegacia Regional de Linhares realizou uma apuração para identificar se o suspeito aplicou algum golpe usando o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa fictícia.

No momento da abordagem, o indivíduo apresentou para os policiais civis um dos documentos falsos que utilizava para se identificar e foi preso em flagrante.  Uma das armas que o indivíduo ainda tinha, munições e os documentos falsos foram apreendidos.

O homem foi preso em flagrante e vai responder pelos crimes de uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo e comércio de arma de fogo. Ele já tem passagem pela prática do crime de estelionato. Após o interrogatório, foi encaminhado para a Penitenciária Regional de Linhares.

Texto: Matheus Zardini

Comunicação Interna – (27) 3137-9024