31/10/2018 18h13

Polícia Civil realiza campanha para a prevenção do câncer de mama em Aracruz

A equipe da Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil realizou, na última quinta-feira (25), uma ação voltada para a Campanha “Outubro Rosa”, na sede da 13ª Regional de Aracruz. Ao todo, 60 pessoas, entre elas policiais civis e seus familiares, participaram do evento, que ocorreu das 9 às 16 horas, e faz parte do Projeto Saúde do Trabalhador.

De acordo com a responsável pela DPS, delegada Inês Loss, a palestra sobre a prevenção do câncer de mama, foi ministrada pelo coordenador do curso de enfermagem da Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), professor João Carlos. “Eles receberam orientações sobre a prevenção do câncer de mama feminino e masculino, além de instruções para realizar o autoexame na mama, aferição de pressão e teste de glicemia. O objetivo do encontro foi sensibilizar os policiais civis para a prevenção da doença e sobre a importância do diagnóstico precoce”, relatou.

No local foram distribuídos kits com orientações sobre outros problemas de saúde, como hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade, tabagismo, entre outros. Os participantes receberam um laço rosa – símbolo da campanha, além de serviços de maquiagem e spa facial.

Como incentivo à campanha, alguns prédios da Polícia Civil receberam iluminação especial, como a Chefatura de Polícia, a Superintendência de Polícia Técnica-Científica e o Departamento Médico Legal (DML).

Outubro Rosa

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Câncer de Mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes