08/12/2017 17h09 - Atualizado em 11/12/2017 16h40

Polícia Civil realiza reestruturação da rede de informática no prédio da SPP

Mais um prédio da Polícia Civil está com a rede de informática nova. Dessa vez, a reestruturação foi realizada no prédio da Superintendência de Polícia Prisional (SPP), onde funcionam o Serviço de Manutenção e Zeladoria (SMZ), a Delegacia Especializada de Crimes contra a Administração Pública (Decap), a Delegacia de Sistema Carcerário e socioeducativo, a Divisão de Telecomunicações (Ditel) e o setor de Perícia de Informática da Superintendência de Polícia Cientifica (SPTC).  Ao todo, já foram investidos mais de R$ 78 mil, custeados pelo Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Civil (Funrepoci).

O chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, informou que outras unidades também receberão as melhorias para atender às necessidades do serviço de polícia judiciária. “Ampliar as condições de trabalho dos policiais e oferecer uma estrutura mais moderna e ágil vai nos permitir garantir mais qualidade no atendimento à população”, destacou o chefe.

O investimento para a instalação da infraestrutura de informática e de toda rede lógica do prédio foi de R$ 35.138,39 pagos com recursos provenientes do Funrepoci.

“Com a nova obra de cabeamento estruturado, o SMZ estará interligado à rede de dados do Prodest com uma alta velocidade de 1Gbps.  O novo cabeamento e a organização dos cabos no Rack vão dar mais a velocidade, proporcionando um dinamismo ao acesso à Internet e acesso aos sistemas”, destacou a chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), investigadora Geovânia Natalia.

Ela informou ainda que durante a reforma, foram instalados pontos e certificados, contendo as devidas identificações e mapeamentos disponibilizados para os gerenciadores da rede.

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação, delegado Paulo Cesar Ferreira, o planejamento da Polícia Civil é reestruturar todas as unidades, de forma gradativa e, dessa forma, melhorar as condições de acesso à internet em todas as delegacias de polícia do Estado. “O mesmo serviço está sendo realizado no prédio da Superintendência de Polícia Científica (SPTC)”.

Outras reformas

Em outubro, foi concluída a obra de cabeamento, bem como a substituição e a instalação da infraestrutura de informática e de toda rede lógica do 8º Distrito Policial de Goiabeiras. Ao todo foram investidos R$3.617,23, custeados pelo Funrepoci.

No mês de agosto duas unidades tiveram suas redes de informática reestruturadas.  Na DFRV, os serviços foram encerrados no dia 16 de agosto e, segundo o superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação, o investimento foi de R$10.440,68.  Já no Plantão Especializado da Mulher (PEM), as obras custaram R$ 9.889,86 e foram finalizadas no dia 02 de agosto.

No dia 20 de julho, foram concluídos os serviços na 4ª Delegacia Regional de Cariacica cujo investimento total foi de R$ 16.237,96.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes