31/08/2017 09h00 - Atualizado em 29/01/2018 15h25

Policiais civis realizam curso de capacitação do E-COPS

A Polícia Civil capacitou 20 policiais da 13° Delegacia Regional de Aracruz  para utilizarem ferramentas do sistema E-COPs, que permite inserir dados relativos a boletins de serviço na própria Unidade Operacional de forma on-line. O curso foi realizado na segunda-feira (28), na própria delegacia.

“O software E-COPs é uma forma completa e simples de agilizar o processo de atendimento à população. Elimina também a necessidade de transmitir as informações complementares por telefone, liberando a linha telefônica para o atendimento emergencial ao cidadão”, informou o instrutor do curso e Coordenador Institucional da Polícia Civil junto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), Natanael Silveira.

Os policiais puderam aprimorar seus conhecimentos em relação ao software e aprenderam a manuseá-lo de maneira mais eficiente. Outra grande possibilidade é a melhoria da capacidade gerencial dos recursos operacionais empregados diariamente nas unidades da instituição.

“Com esse sistema podemos gerenciar melhor os acontecimentos e otimizar o tempo das ações. Esse curso foi muito importante para que os policiais se capacitem e estejam cada vez mais preparados para atender a população”, contou a Chefe da Delegacia Regional de Aracruz, Andreia Maria dos Santos.

Ainda segundo Natanael Silveira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Distrito Policial de Atendimento a Mulher (DPAM) também já receberam o curso de capacitação do E-COPs. “Nosso objetivo é oferecer a todos policiais a possibilidade de acompanhar ocorrências das agências antes mesmo de sua chegada na unidade policial, dando condições do delegado acompanhar desde o seu nascimento até a confecção do Boletim Unificado (BU)”, completou.

E-COPs e Ciodes

A plataforma E-COPs é o sistema utilizado pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Em julho de 2004, foi criado o Ciodes como um órgão de atendimento emergencial que integra, em uma única estrutura física e digital, o trabalho diuturno da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal de Vitória, Secretaria de Justiça e Polícia Rodoviária Federal.

Os Policiais civis que atuam no Ciodes têm a responsabilidade de receber, analisar e, havendo necessidade, comunicar aos responsáveis sobre a confirmação de um local de crime.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Paula Lima (27) 99846-1111