07/07/2017 09h20 - Atualizado em 11/04/2018 17h40

Polícias Civil e Militar realizam operação e prendem 17 pessoas na Serra

A Polícia Civil e a Polícia Militar, por meio da Delegacia de Crimes Contra à Vida da Serra (DCCV) e Força Tática, realizaram uma operação de cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão no conjunto de prédios Ourimar, localizado na Serra, nesta quinta-feira (06). A ação resultou na prisão de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e homicídio da região.

A operação foi planejada após as investigações realizadas pela DCCV da Serra, sob responsabilidade do titular da unidade, delegado Romualdo Gianordolli. No total, 14 pessoas foram detidas e três menores foram apreendidos. Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 32, além de 30 munições calibre 12 e 12 munições calibre 36. Também foram encontradas 84 buchas de maconha, 31 pacotes de cigarros contrabandeados e R$ 1.157 em dinheiro.

Os resultados da operação foram apresentados, na tarde desta quinta-feira (06), durante coletiva de imprensa realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

O secretário da Sesp, André Garcia, ressaltou a importância da integração entre as polícias Civil e Militar nessas operações, a fim de oferecer paz aos moradores do condomínio Ourimar. "Muitos moradores estavam reféns desses criminosos. Recebíamos muitas denúncias e solicitações de atuação na área. Vamos continuar no local e deixo bem claro, não há nenhum lugar em que nossas forças de segurança não possam entrar e atuar. Vamos continuar com operações desse perfil nessa área e em quantas for preciso", afirmou.

A operação contou com a participação de várias delegacias especializadas da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), como a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten), da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e do Grupo de Operações Táticas (GOT), além das Delegacias de Crimes Contra à Vida dos outros municípios.

De acordo com o chefe de Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, após recebimento de denúncias e com os mandados em mãos, a PC planejou a operação integrada, por meio da SPE. Daré aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho realizado. “Agradecemos a brilhante atuação dos policiais civis no trabalho de investigação e na operação com o apoio da PMES e destacamos também a grande participação da população com as denúncias, que auxiliam muito o trabalho da polícia”, ressaltou.

A presença da Polícia Militar, por meio da Força Tática, também foi crucial para o saldo positivo da operação. Os militares realizaram o cerco em toda a área do condomínio para restringir a entrada e saída das pessoas, enquanto os policiais civis realizavam os cumprimentos de mandados.

Segundo o comandante do CPOM, coronel Alexandre Ramalho, a presença da polícia tranquilizou os moradores do local. “A PM em conjunto com a PC, amparada pelo poder Judiciário e Ministério Público, comprovou que não há limitações dentro do Estado para que o trabalho policial seja feito. Mesmo dentro de um condomínio, foi possível cumprir a lei e tirar criminosos de circulação garantindo o direito de ir e vir e de moradia aos cidadãos de bem e trabalhadores que residem no local”, finalizou.

Todos os maiores de idade detidos na operação foram encaminhados para o presídio e os três adolescentes foram levados ao  Centro Integrado de Atendimento Sócio Educativo( Ciase)

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Paula Lima (27) 99846-1111