Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa patologia se consagrou como uma das que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Apenas em 2018, o câncer de mama afetou cerca de 60.000 mulheres em todo o país.
Compreendendo a importância de se conscientizar a população feminina sobre a doença, o início do mês foi marcado por ações internas da Polícia Civil (PCES), com a entrega de laços rosa e de materiais educativos sobre o câncer de mama. Essas ações foram uma iniciativa da Divisão de Promoção Social (DPS).
Inicialmente, as ações foram realizadas na Delegacia de Plantão Especial da Mulher da Região Metropolitana (DPEMRM), na Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) e na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vila Velha.
Para a titular da DPS, delegada Inês Loss, essas ações são de grande importância, pois, ainda que afetem grande parte da população feminina, há grande chance de cura se o câncer for detectado precocemente.
“Nós precisamos falar sobre o câncer de mama. Conscientizar, principalmente, a mulher sobre este mal, é um dever da nossa Divisão. É necessário se cuidar e recordar que o câncer tem cura, basta não negá-lo e procurar o tratamento”, explicou.
Segundo a delegada, durante todo o mês, o material da campanha será distribuído nas unidades policiais do Estado. Nos próximos dias, terá continuidade nos municípios de Vitória e Serra.
Sobre a doença
Fatores de risco:
Para a prevenção:
Fonte: Divisão de Promoção Social (DPS)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Camila Ferreira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693