03/10/2024 12h07

Acadepol inicia curso de formação para Guarda Civil Municipal da Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol), deu início ao Curso de Formação Profissional para os candidatos aprovados no último concurso da Guarda Civil Municipal (CGM) da Serra. As aulas tiveram nessa terça-feira (1º), no bairro Portal de Jacaraípe, no município da Serra.

O curso, com carga horária total de 812 horas-aula, é composto por 728 horas ministradas pela Acadepol e 84 horas oferecidas pela própria GCM da Serra.

Ao todo, 160 candidatos aprovados no Concurso Público do Edital 01/2023 estão sendo capacitados em três turmas concomitantes. A formação será conduzida por 72 professores que ministrarão 40 disciplinas, incluindo "Armamento e Tiro", capacitando os profissionais a portar arma de fogo nos calibres para os quais forem habilitados.

O curso tem como objetivo desenvolver habilidades e competências específicas no exercício das funções de guarda municipal, proporcionando uma identidade profissional sólida e a capacidade de aplicar criativamente os conhecimentos em situações concretas enfrentadas no cotidiano.

O diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno, ressaltou a importância da formação das guardas municipais para garantir a eficácia e a segurança das operações realizadas por esses agentes, além de fortalecer a confiança da comunidade nas ações de proteção e vigilância.

"Nos últimos anos, o papel das guardas municipais tem se expandido, indo além da proteção de bens públicos para atuar em áreas como segurança comunitária, prevenção ao crime e proteção ambiental", afirmou o delegado Robson Alves Damasceno.

Os eixos principais da formação da Acadepol incluem:

Capacitação técnica de alto nível, abrangendo o uso de equipamentos de segurança, além de técnicas de abordagem, controle de distúrbios e ações preventivas. Inclui também o foco em direitos humanos, promovendo uma cultura de respeito, igualdade e justiça social entre os guardas municipais.

Alem disso, há a integração com outras forças de segurança, destacando a importância da cooperação entre as guardas municipais e outras instituições, como as polícias Civil e Militar do Espírito Santo (PMES).

"A Acadepol desempenha um papel essencial na preparação técnica e ética dos agentes de segurança pública, promovendo a qualificação necessária para o enfrentamento dos desafios da segurança urbana", frisou Damasceno.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto