Governo do Estado do Espírito Santo
05/04/2023 09h12 - Atualizado em 10/04/2023 11h30

Acadepol realiza curso de formação para 24 novos policiais

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol) deu início ao Curso de Formação Profissional (CFP) para Escrivães de Polícia e Médico Legistas. O curso, que teve início no último dia 24 de março, tem duração de três meses e está sendo realizado na modalidade híbrida, com aulas presenciais e aulas gravadas, que serão disponibilizadas por links aos alunos. Ao todo, serão formados 22 Escrivães de polícia e 02 médicos legistas.  

A aula inaugural aconteceu na sede da Acadepol e foi proferida pelo diretor da Academia, delegado Robson Alves Damasceno. Entre várias informações levadas aos discentes, o diretor deu ênfase ao tema “Ética no serviço público”, fazendo comentários trazidos pela Lei nº 3.400/91, que regula o tema para os servidores públicos estaduais.

O diretor mencionou a importância de a Acadepol ter se transformado em uma Escola de Governo, sendo credenciada a oferecer cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública para os Policiais Civis capixabas, além de enriquecer a instituição. “É uma das exigências para que o policial possa ser promovido”, disse Robson Alves Damasceno.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol), Aloisio Farjado, também esteve presente para dar as boas-vindas aos novos policiais e aproveitou para parabenizar os alunos pela conquista.

Também esteve presente para prestigiar os novos policiais o presidente da Associação de Escrivães da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (AEPES) e vice-presidente do Sindipol/ES, Clovis Guioto.  “Vocês já fazem parte de nossa família e nós do Sindicato estamos disponíveis para ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance”, complementou Clovis.

A primeira disciplina foi realizada pelo Serviço de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais (SATTO), coordenada pelo investigador de polícia Dilson Vicente Nunes. As aulas foram realizadas no Estande do Sindipol, localizado na Serra, entre os dias 27 e 31 de março.

Com 40 horas de aula, o curso de Armamento e Tiro habilitou os novos policiais para uso de arma curta, pistola Glock - geração cinco. Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre manuseio de arma de fogo, montagem e desmontagem, regras de segurança no estande, tiro barricado, saneamento de panes com pistolas, tiro em deslocamento, simulação com pista de combate policial, e recarga emergencial e tática.

As aulas foram ministradas pelos instrutores de armamento e tiro, investigadores Anderson Ferrari, Carlos Eduardo Gonçalves Suzano, Leonardo Guasti Xavier, Robson Ramos Leitão, agente de Polícia Felipe Seidel Albuquerque e delegado de polícia André Luis Ribeiro da Costa.

 

Texto:  Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 
comunicapces@gmail.com    

 

Tópicos:
Acadepol
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard