Governo do Estado do Espírito Santo
20/05/2022 16h50 - Atualizado em 20/05/2022 16h52

Acadepol realiza curso prático de tiro e direção defensiva

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), deu início, nesta sexta-feira (20), às aulas práticas do curso de formação da segunda turma do concurso 001/2018. Nesta etapa, os alunos vão receber treinamento para manuseio de armas curtas e direção defensiva.

Participam do curso prático de tiro 40 candidatos ao cargo de médico-legista.
Os alunos, durante o curso de tiro, vão aprender sobre manuseio de arma de fogo, montagem e desmontagem, regras de segurança no estande, tiro barricado, saneamento de panes com pistolas, tiro em deslocamento, simulação com pista de combate policial, e recarga emergencial e tática. Os aprovados nesta etapa estarão habilitados para uso de arma curta, pistola Glock geração cinco.

Além disso, 17 alunos do cargo de auxiliar de perícia médico legal estão sendo treinados para direção da viatura de transporte de cadáver do Departamento Médico-Legal (DML), por meio do Curso de Direção Defensiva. Dessa forma, eles vão conseguir dirigir o veículo, além de utilizar os equipamentos de remoção do veículo.

As aulas práticas acontecem no Sindicato da Polícia Civil do Espírito Santo (Sindipol/ES), no município da Serra, das 8h às 17h, e prosseguem até a próxima segunda-feira (23). Ao todo, sete instrutores de Armamento e Tiro e dois instrutores de Direção Defensiva estão ministrando o curso.

O investigador de Polícia e coordenador do Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais (SATTO), Dilson Vicente Nunes, esclareceu que para o candidato ser aprovado precisa conhecer os fundamentos e técnicas de segurança e manejo da arma de fogo. Para isso, os alunos recebem treinamento com um corpo de instrutores bem treinados e experientes, realizam em média 270 disparos, além de fazerem prova prática ao final do curso, que é quando terão prova para serem feitos disparos de cinco e sete metros, além de prova teórica, com aproveitamento mínimo exigido de 70%.

O perito Oficial Criminal e Instrutor e Direção Defensiva, Marcel Rangel, é um dos responsáveis por ministrar a disciplina de Direção Defensiva. “É importante que o aluno tenha conhecimento do veículo que utilizará no dia a dia e tenha consciência da responsabilidade de conduzir uma viatura”, disse.

O curso tem carga horária total de 20 horas, divididas em dois dias, e, durante as aulas, os alunos passam por um circuito e aprendem sobre manutenção do veículo, abastecimento da viatura, utilização dos equipamentos para remoção de cadáver, responsabilidade com o bem público e Direção Defensiva.

Luana Gaburro Alves, candidata ao cargo de médico-legista, é médica há dez anos e atua como socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) há um ano. Ela, que já serviu ao Exército na Amazônia, contou sobre essa fase do curso de formação.

“Estou muito animada com a instrução. Os instrutores são altamente capacitados e nos transmitem muita confiança, além de tornar essa nossa entrada na instituição mais suave, com um ambiente de integração”, comentou Luana Gaburro Alves.

Ela disse também ter ficado surpresa com os materiais disponibilizados para o curso. “Foi muito satisfatório perceber que o Estado tem feito um grande investimento para nossa formação policial. Fiquei feliz em receber coletes novos e ter a oportunidade de treinar com um armamento de última geração”, acrescentou a candidata.

Na próxima semana, está previsto o início de nova turma para habilitação em armas curtas, desta vez para os candidatos ao cargo de auxiliar de Perícia Médico Legal. “Todos os candidatos aprovados no concurso passam pela disciplina para habilitação em arma curta”, explicou o delegado titular da Acadepol, Robson Damasceno.

O curso de formação está sendo realizado de forma híbrida, conta com a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e teve início no dia 03 de maio. A previsão é de que os novos policiais estejam aptos em novembro deste ano.

Texto: Adriana Nascimento Amaral, Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com

Tópicos:
Acadepol
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard