Governo do Estado do Espírito Santo
22/03/2023 11h59

Acadepol realiza instrução para agentes de Trânsito da Serra

Academia de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol) realizou instrução de atualização para uso de dispositivos elétricos incapacitantes para 42 agentes de trânsito do município da Serra. O curso foi realizado na Sede da Secretaria de Defesa Social, no bairro Jacaraípe, também na Serra, nos dias nas últimas quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

O treinamento tem o objetivo de atualizar os profissionais para utilização dos equipamentos adquiridos recentemente pela Secretaria de Defesa Social do Município e vai permitir que os agentes intervenham em situações que necessitem de instrumento não letal, em consonância com a prática de direitos humanos e respeito à vida.

A capacitação foi ministrada pelo instrutor e Coordenador do Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais da Acadepol, Investigador Dilson Vicente Nunes e teve 04 horas de duração, divididas em aulas teóricas e práticas e abordou os temas: Legislação aplicada ao emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), Lei 13.060/14, Leis e princípios básicos de eletricidade, aplicabilidade, manejo e emprego da SPARK e diversos estudos de caso.

Segundo o coordenador do Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais (SATTO), os agentes de trânsito já são habilitados para utilização do dispositivo elétrico incapacitante desde o ano de 2021.

À época, o instrutor foi voluntário para habilitar os profissionais. Este ano, foi novamente solicitado e, prestou novo treinamento, sem ônus para a Instituição ou para o Estado.

“Com a chegada do equipamento, foi solicitada uma atualização no manejo e emprego do equipamento, a fim de garantir a utilização dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidas pelo fabricante. A partir desse momento, os agentes estão aptos a portarem o instrumento”, disse o instrutor.

O diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno, ressaltou a importância de cumprir a missão institucional de integrar as forças de segurança pública por meio da formação e capacitação qualificada. “Os agentes de trânsito do município da Serra, a partir de agora estarão dotados de um instrumento de menor potencial ofensivo atendendo às diretrizes da lei 13.060/2014”, concluiu o diretor.

O secretário de Defesa Social do município da Serra, delegado Joel Lyrio Júnior agradeceu à Polícia Civil pela liberação do Instrutor Dilson e pela parceria na busca de servidores da Segurança Pública cada vez mais capacitados.

 

Texto:  Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 
comunicapces@gmail.com    

 

 

Tópicos:
Acadepol
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard