A Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol) dará início, nesta quarta-feira (14), à segunda etapa do Curso de Formação Profissional dos mais de 400 candidatos aprovados para a 4ª fase do Concurso Público da Polícia Civil do Espírito Santo (Edital nº 001/2018). A primeira etapa do curso foi realizada na modalidade virtual e concluída nessa terça-feira (13), após aplicação das provas. A segunda etapa do curso agora acontece de forma presencial, com aulas ministradas pela Acadepol.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, agradeceu à Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) pelo excelente serviço prestado na primeira etapa e destinou sua fala aos candidatos que seguem no curso. "Aproveito para agradecer à Esesp e à Acadepol pelo encerramento com excelência da primeira etapa do curso. Parabenizo a todos os candidatos por terem vencido esse momento e é agora que a vocação policial começará a surgir e ferver no sangue de vocês. Mais do que um curso, uma classificação e provas, aqui na segunda etapa, o módulo presencial, vocês estarão aprendendo a trabalhar em conjunto e a cuidar uns dos outros, bem como a cuidar da própria segurança. Portanto, busquem se dedicar ao máximo, pois essa dedicação fará a diferença no seu cotidiano policial. Respeitem as regras à risca e obedeçam às instruções de nossos instrutores. Por fim, desejamos sucesso e esperamos vocês", disse Arruda.
O diretor da Academia da Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Joel Lyrio, informou que esta é a segunda e última fase do Curso de Formação para candidatos a policiais civis do Estado. “Este curso agora é presencial, após a primeira fase que foi EaD [Ensino a Distância]. Nessas segunda-feira (12) e terça-feira (13), foram aplicadas as provas desta primeira fase e, na data de hoje, foi iniciado o curso nos seguintes locais: Cedtec Laranjeiras, na Serra, com a turma de peritos oficiais criminais, e, no Cedtec Jardim América, em Cariacica, com a turma de investigadores de Polícia e turma de assistente sociais e psicólogos. Nas salas de Academia de Polícia, com as turmas de escrivães, auxiliares de perícia médico legal e médicos legistas”, detalhou.
O curso presencial tem previsão de término no dia 30 de setembro deste ano. “Nesse curso, agora serão aplicadas disciplinas mais específicas para cada cargo e também de práticas do dia a dia na vivência policial. A Acadepol tem um compromisso, apesar do momento que todos vivemos de pandemia, de formar policiais altamente capacitados e com uma nova visão de inteligência artificial, técnicas de aprimoramento básico e novos conceitos de segurança pública”, destacou Joel Lyrio.
O diretor da Acadepol ressaltou que todo o curso obedece às normas governamentais de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, medidor de temperatura, álcool 70% e distanciamento entre os alunos, dentre outras. “Assim, a intenção é a Polícia Civil avançar na sua linha predominante de Polícia Judiciária e incorporar o Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, contou.
Texto: Olga Samara
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Matheus Zardini
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693