A Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol) é a instituição responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que integram a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Reconhecida como referência na área de ensino em segurança pública, a Acadepol desempenha papel essencial na preparação técnica, ética e humana dos agentes que atuam na proteção da sociedade capixaba.
Criada em 1975, inicialmente como Escola de Polícia Civil do Espírito Santo, a instituição se consolidou como referência no ensino, pesquisa e extensão na área da segurança pública. Em 2023, a Acadepol alcançou um marco histórico ao ser credenciada como Escola de Governo pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-ES), passando a ter autonomia didático-pedagógica para emitir certificados de pós-graduação lato sensu em Segurança Pública.
Com infraestrutura moderna, corpo docente especializado e programas voltados a programas de capacitação continuada, a academia oferece cursos de formação inicial, aperfeiçoamento, atualização e especialização, alinhados às diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Somente em 2023, 1.700 policiais civis foram capacitados, em cursos que envolveram técnicas operacionais, uso de armamentos letais e não letais, controle de distúrbios, ações preventivas e treinamento em baixa luminosidade.
A Acadepol também promove a integração entre as forças de segurança, sendo responsável pela formação de Guardas Civis Municipais em cidades como Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Marataízes e Anchieta.
Entre os setores que compõem a estrutura da academia está o Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais (SATTO), coordenado pelo oficial investigador de polícia (OIP) Dilson Vicente Nunes, que atua na formação e atualização dos policiais no manuseio seguro e responsável das armas institucionais.
O diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno, ressalta que a academia representa o alicerce da formação policial. “A Acadepol desempenha um papel essencial na preparação técnica e ética dos agentes de segurança pública, promovendo a qualificação necessária para o enfrentamento dos desafios da segurança urbana”, afirmou.
Se você sonha em fazer parte da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), esta é a hora: o concurso para o cargo de Oficial Investigador de Polícia está com inscrições abertas, oferecendo 1.052 vagas. O prazo para se inscrever encerra no dia 16 de novembro, e a sexta e última fase do certame será o curso de formação profissional, realizado na Acadepol, etapa decisiva para quem almeja uma vaga.
Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol)
Endereço: Avenida Vitória, 2382, em Monte Belo, no município de Vitória.
Diretor: Delegado Robson Alves Damasceno
E-mail: (acadepol@pc.es.gov.br](mailto:acadepol@pc.es.gov.br)
Telefone: (27) 3132-1832
Saiba mais no site oficial: [https://pc.es.gov.br]
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693