Governo do Estado do Espírito Santo
06/01/2026 15h43

Ação conjunta flagra furto de energia em comércio localizado em Viana

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, flagrou, nessa segunda-feira (05), um furto de energia elétrica em um comércio localizado no Centro de Viana. Um homem de 44 anos se apresentou na unidade policial para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

Durante a ação, as equipes se deslocaram até o município para apurar uma denúncia de furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial, identificado como uma sorveteria e mercearia.

No local, peritos da Polícia Científica realizaram os trabalhos periciais e constataram irregularidades em caixas de energia sem medição. Diante da situação, a equipe da EDP realizou a retirada da ligação irregular e deixou o imóvel com o fornecimento de energia elétrica desligado.

De acordo com a EDP, uma das caixas de energia não possuía medição vinculada no sistema da concessionária, em razão da rejeição do pedido de nova ligação desde o ano de 2016.

O homem de 44 anos, que estava presente durante a perícia, informou ter alugado o comércio há cerca de um ano e afirmou que pagava regularmente o aluguel do imóvel. Segundo ele, a responsabilidade pela regularização da energia elétrica seria do proprietário do estabelecimento, um homem de 69 anos. A equipe do Deic realizou os trabalhos de investigação no local.

O suspeito se apresentou espontaneamente para os devidos esclarecimentos. Além disso, os técnicos da EDP confeccionaram o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), detalhando todas as irregularidades encontradas.

Além da instauração de inquérito criminal, o responsável deverá ressarcir a EDP pelos valores de energia não faturados, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de arcar com os custos administrativos da distribuidora.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com         

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard