Nessa segunda-feira (19), três pessoas envolvidas na prática de fraudes virtuais e associação criminosa foram presas em flagrante nos estados de Goiás e Mato Grosso, em desdobramento às investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante.
A ação integrada contou com o apoio do Comando de Operações de Divisas (COD) do Estado de Goiás e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Estelionato e Outras Fraudes de Mato Grosso.
As investigações tiveram início a partir de uma ocorrência registrada na Deic de Venda Nova do Imigrante, na qual a vítima, residente no Espírito Santo, relatou ter realizado uma transferência de R$ 1.700,00 em uma suposta compra. Posteriormente, a vítima percebeu que se tratava de um golpe, após o falso vendedor passar a exigir novos pagamentos.
Como desdobramento das diligências interestaduais, foi identificado um esquema criminoso de grande complexidade, envolvendo diversas pessoas com funções distintas dentro da organização criminosa.
“Foi instaurada uma nova fase investigativa, voltada à apuração dos crimes de organização criminosa e lavagem de capitais. Há indícios, inclusive a partir de ameaças proferidas pelo estelionatário contra a vítima, de que o grupo investigado tinha ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). As diligências nos estados citados seguem em andamento”, informou o titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, delegado Eduardo Oliveira.
Nas prisões realizadas, foram apreendidos aparelhos celulares dos detidos, que poderão fornecer informações relevantes para o aprofundamento das investigações.
“Além disso, será representado pelo afastamento do sigilo bancário dos indiciados e de outros possíveis envolvidos, com o objetivo de identificar o destino dos valores obtidos por meio das fraudes, bem como a eventual ocorrência de lavagem de dinheiro”, completou o delegado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com