Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2018 15h31 - Atualizado em 12/12/2018 16h07

Ações do projeto social da PCES chegam a Venda Nova do Imigrante

Mais de 680 pessoas da região de Venda Nova do Imigrante foram beneficiadas com as ações do projeto social da Polícia Civil “Papo de Responsa”, nessa segunda-feira (10). Alunos e familiares da Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim, localizada no bairro Trinta de Dezembro, e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Caxixe, na região rural, participaram do encontro. 

O encontro foi ministrado pela equipe do Papo de Responsa, os investigadores Danielle Leonel e Alessandro da Victória. “O Projeto desenvolve uma tentativa de protagonismo, um bate-papo entre policiais e juventude. Contamos para eles as nossas histórias para que vejam o policial além do uniforme. Além disso, abordamos temas como bullying, uso de álcool e envolvimento com o tráfico de drogas. Em cada escola que vamos, o nosso papel é colher a situação-problema e, com base nela, desenvolver os resultados que aquela região precisa”, explicou Danielle.

Os alunos da Escola Caxixe receberam o Papo de Responsa pela manhã, das 9h às 11h30. Já na Escola Domingos Perim o atendimento foi no horário das 13h30 às 15h40. O encontro contou com a participação dos policiais civis da região junto com a delegada responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Venda Nova do Imigrante, delegada Lorena Marques de Oliveira Robaldo, e representantes da Polícia Militar, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Neste ano foram mais de 20 mil atendimentos. Precisamos nos aproximar dos jovens, e, por sua vez, aproximá-los de seus familiares. Nossa função é um chamado à responsabilidade, para que a família enxergue a verdadeira realidade do seu filho, neto, sobrinho e demais membros familiares. Para isso, baixamos nossas armas e levantamos a nossa voz. Ao final do projeto, os jovens atendidos ficam inspirados pelas histórias e conseguem perceber o ambiente de ensino com um olhar diferente”, destacou a investigadora.

Papo de Responsa

O projeto foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. 

Papo de Responsa é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas, crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

Patrick Pereira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard