Governo do Estado do Espírito Santo
17/09/2019 15h03 - Atualizado em 17/09/2019 15h04

Advogado suspeito de enviar ordem de dentro de presídio é preso na Serra

A equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra cumpriu, na última sexta-feira (13), o mandado de prisão preventiva contra o advogado criminal F.W.M.L.H., de 30 anos. Ele é suspeito de transmitir a ordem de seu cliente e presidiário, I.S.S., de 25 anos, para o homicídio da esposa do cliente e do seu amante. A prisão foi realizada quando o suspeito saía de sua residência no bairro Jacaraípe, na Serra.

O titular da DHPP de Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, informou que as investigações contra o detido começaram após a polícia receber uma denúncia anônima e encontrar o corpo carbonizado de Fernando Monteiro Telles, de 30 anos.

“O homicídio contra Fernando contou com a participação de 10 pessoas, incluindo o advogado e um adolescente, de 17 anos. Assim que encontramos o corpo da vítima iniciamos as investigações que nos levaram até o detido, que também era o advogado criminal da vítima”, disse Sandi Mori.

Segundo o delegado, F.W.M.L.H. recebeu a ordem de I.S.S. no dia 25 de março. No mesmo dia, ele foi até Fernando e o alertou sobre I.S.S., mas a vítima não acatou o alerta. Antes da consumação do crime, traficantes do município serrano tentaram invadir a residência onde as vítimas estavam juntas, no entanto, eles notaram o carro de um dos traficantes estacionado na rua e conseguiram fugir.

“Antes da fuga, a esposa do mandante do crime avisou para Fernando tomar cuidado com os traficantes. O crime foi consumado no dia 28 de março, no Bairro da Penha, e o corpo encontrado dois dias depois na rodovia Audifax Barcelos, em São Marco II”, concluiu o delegado.

F.W.M.L.H. responde por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, cruel e que impossibilite a defesa da vítima e foi encaminhado para o presídio do Quartel da Polícia Militar, em Vitória.

 

Sobre o crime

No dia 25 de março deste ano I.S.S., preso por quatro homicídios, encaminhou por meio de seu advogado criminal, F.W.M.L.H,  uma ordem de execução contra sua esposa e o administrador de seu ponto de tráfico, Fernando Monteiro Telles, de 30 anos. O motivo da ação foi a descoberta sobre a traição de sua esposa com a vítima.

De acordo com Sandi Mori, assim que foi preso, I.S.S. entregou a administração do ponto de tráfico para a vítima que entregava, regulamente, o dinheiro recolhido para a sua esposa. Em meio às visitas, os dois iniciaram um relacionamento amoroso sem o consentimento de I.S.S.

No dia seguinte, F.W.M.L.H. avisou aos traficantes da Serra sobre a ordem de I.S.S. e, no mesmo dia, foram até a casa onde casal estava para efetuar o crime. Entretanto, ao reconhecerem o carro de um dos traficantes, o casal conseguiu escapar pela janela.

D.B.S, de 37 anos, preso em 17 de agosto, I.J.A.C., de 23 anos, preso em 18 de julho, e E.G.F., de 25 anos, que está foragido, foram até a casa da vítima, no dia 28 de março, e o chamaram para ir até o Bairro da Penha. Apesar da insistência da mulher, Fernando foi até o Bairro, onde foi encurralado por outros traficantes.

O chefe do tráfico do morro, F.M.P.P., de 27 anos, permitiu que o crime acontecesse no local e também participou da ação. Ele ainda está foragido. Após o crime, B.A.S.C., de 23 anos, F.S.P., de 30 anos, ambos presos no dia 18 de julho, além de I.N.A., de 34 anos, e o adolescente, de 17 anos, preso e apreendido no dia 30 de agosto, foram os responsáveis por levar o corpo da vítima de carro até a rodovia, onde foi carbonizado. O corpo foi encontrado dois dias após o crime, no dia 30 de março.

Os suspeitos responderão por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, cruel e que impossibilite a defesa da vítima, por corrupção de menores e associação criminosa. I.N.A., F.S.P e B.A.S.C. responderão, também, por ocultação de cadáver.

Eles foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna

(27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

Camila Ferreira

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard