A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Baixo Guandu, em uma ação integrada com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriu, na manhã dessa quarta-feira (07), um mandado de busca e apreensão na localidade de Córrego Maquigi, zona rural do município de Baixo Guandu. Durante a ação, dois homens, de 61 e 46 anos, foram presos. Com eles, foram apreendidos um rifle, munições e carregadores de arma de fogo.
As equipes inicialmente localizaram o alvo da investigação trabalhando em uma fazenda e prosseguiram até o seu endereço para cumprimento do mandado no imóvel. Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, e o suspeito afirmou que, em sua residência, não havia nenhum item ilegal.
Durante as buscas na casa, foi localizado, dentro de um armário na sala, um rifle calibre .22, alimentado com um carregador municiado com sete munições intactas do mesmo calibre. No chão do cômodo onde funcionava uma antiga queijaria, foi encontrada uma munição calibre 28. Além disso, os policiais localizaram, na área de serviço, uma bolsa contendo duas munições deflagradas e um pote com diversas esferas de chumbo.
Ao ser questionado sobre os materiais localizados, o morador afirmou que as munições e os demais objetos eram de sua propriedade, mas alegou que o rifle pertencia a um amigo, sem fornecer mais informações sobre a identidade dele.
Durante o andamento da diligência, compareceu ao local o cunhado do indivíduo, que, ao tomar conhecimento da apreensão da arma de fogo, declarou ser o legítimo proprietário do armamento e apresentou uma cópia do Certificado Federal de Registro de Arma de Fogo, vencido desde fevereiro de 2021.
Diante da nova informação, a equipe intensificou as buscas no imóvel, logrando êxito em localizar, oculto dentro do braseiro de uma churrasqueira e sob diversas latas vazias de cerveja, um recipiente de metal da empresa CBC. No interior do recipiente, estavam dois carregadores de rifle calibre .22, sendo um deles municiado com dez munições, e mais 30 munições intactas do mesmo calibre.
Os materiais foram apreendidos e os indivíduos foram conduzidos à autoridade policial para os procedimentos de praxe.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com