04/12/2017 16h55 - Atualizado em 06/12/2017 11h10

Chefe de Polícia participa de Colóquio sobre violência contra a mulher

O chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, foi um dos convidados a participar da cerimônia de abertura do “Colóquio: homens e violência contra as mulheres”, promovido pela Polícia Civil, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O evento foi realizado nessa sexta-feira (1º), no Campus de Goiabeiras, em Vitória, e teve como objetivo debater temáticas relativas ao enfrentamento à violência contra a mulher.   Na ocasião, além do chefe de Polícia, participaram também professores e pesquisadores do Distrito Federal, Santa Catarina e do Rio de Janeiro, além de profissionais locais e a equipe de psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil que apresentaram o projeto “Homem que é Homem”.

"Todas as esferas da sociedade devem estar comprometidas em defender as mulheres. A Polícia Civil já atua de diversas formas: com delegacias e plantões especializados e em ações junto com a comunidade, ao estabelecer um diálogo a respeito da violência, como o projeto "Homem que é homem". Continuamos buscando parcerias para cada vez mais nos aproximar do nosso ideal: um mundo com relações mais harmoniosas. Agradeço as psicólogas e assistentes sociais da PCES pelas iniciativas”, contou Guilherme Daré.

A professora e coordenadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência da Ufes (LEG), Beatriz Nader, agradeceu a parceria e falou sobre a importância dessa união entre pesquisadores e os representantes da segurança pública.   “A universidade acaba deixando os pesquisadores muito isolados. Os resultados de pesquisas são uma forma de denúncia, que podem contribuir com o trabalho da polícia. Nesse momento em que estamos lutando pra combater essa cultura do machismo é de fundamental importância a união entre estudiosos do assunto e defensores de nossa segurança”, afirmou.

“Homem que é Homem”

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

São realizadas reuniões com temas que contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

O projeto foi desenvolvido para contribuir com a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher. Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

Niev

Criado em abril de 2015, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev) tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e ações utilizando uma abordagem interdisciplinar na discussão das relações que envolvam as violências, visando à prevenção da violência e à redução dos índices de violência contra a mulher.

Sob a responsabilidade administrativa da Polícia Civil, o Niev é composto por psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil alocados nas Delegacias, bem como por profissionais de áreas afins da Polícia Civil, que se reúnem, mensalmente, para emitir relatório das ações desenvolvidas e execução de projetos e analisar os dados estatísticos fornecidos pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes