23/08/2024 12h31

Cinco pessoas são presas durante operação integrada da PMES e PCES no Morro do Cabral em Vitória

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em conjunto com a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), e com o apoio da Subsecretaria de Inteligência (Sei) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), realizou, na manhã dessa quarta-feira (21), uma operação para dar cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão no Morro do Cabral, em Vitória.

A ação resultou em cinco pessoas detidas, além de drogas, armas e dinheiro apreendidos. Um suspeito, alvo de um dos mandados de busca e apreensão, reagiu à abordagem e foi baleado, sendo socorrido no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE).

A operação contou com a presença de militares do 1º Batalhão de Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), além de policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (21), na Sesp, em Vitória.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, explicou que o principal objetivo desta operação foi combater o tráfico de drogas em uma área dominada por uma facção criminosa. “A comunidade estava sofrendo com essa situação. O foco estratégico do programa Estado Presente é realizar operações integradas com as forças de segurança para capturar indivíduos de grande impacto para a criminalidade local, como foi feito", ressaltou.

Damasceno destacou os resultados da operação: "Obtivemos um resultado muito positivo, com 14 mandados de busca e apreensão, cinco prisões, incluindo lideranças do tráfico. A operação também resultou na apreensão de armas de fogo, explosivos, dinheiro, drogas, celulares e a descoberta de um laboratório para desbloqueio de celulares roubados, o que comprova a ligação com o tráfico de drogas."

"Durante a abordagem, um dos traficantes reagiu à prisão, colocando em risco a vida dos nossos policiais, que agiram de forma legítima e atingiram o criminoso. Ele foi socorrido e está no hospital. A ação foi bem-sucedida e reflete o compromisso das forças de segurança em operar de forma integrada para proteger a comunidade. Desmantelar essas organizações é um desafio, mas estamos comprometidos em tirar de circulação lideranças importantes para as facções. Vamos continuar agindo, desarticulando grupos, recolhendo drogas, apreendendo armas e garantindo mais segurança para nossos cidadãos", afirmou secretário Leonardo Damasceno.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, afirmou que o resultado positivo serve como aviso aos traficantes e criminosos. “Quem manda no Estado é a força pública e qualquer tentativa de enfrentamento será imediatamente rechaçada. Não adianta se esconder, seja na via pública ou dentro de suas casas. No Espírito Santo, não há lugar seguro para esses indivíduos. Vamos encontrá-los onde quer que estejam", disse.

O tenente-coronel Esmeraldo Costa Leite, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, também destacou os resultados da operação. "O objetivo é combater o tráfico de drogas na região, trazendo mais tranquilidade para a população. A inteligência da Polícia Militar, em conjunto com a da Secretaria e da Polícia Civil, mapeou os alvos e realizamos as operações necessárias. Foram presos cinco indivíduos, incluindo um que realizava o desbloqueio de celulares roubados e outro que foi encontrado com artefatos na residência. Apesar de alguns alvos não terem sido localizados, continuaremos trabalhando para desarticular essa facção criminosa", falou.

O chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Ricardo Almeida, comentou que a região que ocorreu a operação, no Morro do Cabral, é controlada por uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas e responsável por diversos ataques a facções rivais. “Um desses ataques resultou na morte de um inocente, confundido com um traficante rival. Buscamos capturar um envolvido nesse crime, mas ele não foi localizado. Também prendemos uma liderança do tráfico no Morro do Cabral, que resistiu à prisão e foi baleado pela Polícia Militar", informou.

Por fim, Almeida explicou as disputas territoriais: "O Morro do Cabral é controlado pelo Primeiro Comando de Vitória (PCV), que busca expandir seu domínio, entrando em conflito com facções, como o PCC e o Terceiro Comando Puro (TCP), na região da Ilha do Príncipe e Caratoíra."

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto