23/01/2019 18h40 - Atualizado em 21/05/2019 18h07

Conselho da Polícia Civil retorna com suas atividades nesta quarta-feira

O Conselho da Polícia Civil realizou sua primeira reunião do ano nesta quarta-feira (23), sob o comando no novo delegado-geral José Darcy Arruda. As reuniões são semanais e desse primeiro encontro participaram alguns superintendentes, que são os responsáveis por cargos de liderança na instituição. Arruda afirmou que a expectativa é de um ano positivo para a Polícia Civil.

“É com grande satisfação que retornamos hoje com as reuniões do Conselho de Polícia após o recesso do judiciário. Esperamos que o ano de 2019 seja marcado por grandes conquista para a Polícia Civil do Espírito Santo”, destacou o delegado-geral.

Criado e incluído na estrutura organizacional da Polícia Civil pela Lei Complementar 04/90 de 17 de janeiro de 1990 e regulamentado pelo Decreto nº 2028-N de 24 de janeiro de 1990, o Conselho da Polícia Civil é um órgão de Direção com caráter consultivo e normativo em matéria referente à manutenção da segurança pública, ao exercício da polícia administrativa, técnica e judiciária, ao acompanhamento e à avaliação das atividades docentes da Escola de Polícia Civil. Entre as atribuiçõesdo conselho, estáo de zelar pelo cumprimento do Código de Ética Policial.

É também um órgão deliberativo e opinativo para as questões ligadas a pessoal, relativas à concessão de recompensas, permissão para afastamentos, prorrogação de prazo de permanência de autoridades policiais nas unidades policiais e aplicação do regime disciplinar como exemplo a designação de uma comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

É composto por 11 conselheiros e uma secretária executiva, sendo o delegado-geral de Polícia,o presidente e o delegado-geral adjunto , o vice-presidente do Conselho da Polícia Civil.

Participaram da reunião desta quarta-feira:

- O delegado-geral da Polícia Civil e presidente do Conselho da Polícia Civil, José Darcy Arruda;

- A secretária executiva do Conselho de Polícia, delegada Susane Parente.

- O delegado–geral adjunto, Heli Schimittel;

- A corregedora-geral da Polícia Civil, delegada Fabiana Maioral;

- O superintendente de Polícia Regional Sul, Faustino Antunes Filho;

- A superintendente de Polícia Especializada, delegada Denise Carvalho;

- A superintendente de Polícia Regional Norte, delegada Andreia Pereira;

- A superintendente de Administração e Finanças, delegado Dalton Deorce;

- O superintendente de Polícia Técnico-Científica, Renato Kautsky;

- O diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Joel Lyrio;

- O chefe da Divisão Especializada da Região Metropolitana, delegado Diego Yamashita respondendo pela Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas;

- O representante do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol), delegado Marcos Aurélio Ferreira Oliveira;

Comunicação Interna
 - (27) 3137-9024