Representantes da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça do Espírito Santo (Copas/Sesp) participaram de um importante encontro com gestores da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), na tarde dessa quarta-feira (14). A reunião ocorreu na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória, e abordou a cooperação da PCES em projetos desenvolvidos pela Comissão.
Representaram a Copas o presidente da Comissão, professor Pedro Ferro, a psicóloga da PCES Theresina Abranches e a socióloga da GAS/Sesp, Carolina Appel. A Comissão foi recebida pela delegada-geral adjunta da PCES, Denise Maria Carvalho, pelo assessor jurídico da PCES, delegado Jeremias dos Santos, e pela chefe da Divisão de Promoção Social (DPS), delegada Inês Angela Loss.
Na pauta, a Copas apresentou o trabalho que vem desempenhado junto aos profissionais da Segurança Pública e os projetos que estão em andamento, especialmente a Pesquisa Diagnóstico e as Capacitações de Prevenção e Posvenção em Suicídio. Os representantes da Polícia Civil sinalizaram interesse em cooperar com os projetos, principalmente com a pesquisa diagnóstico relativa à saúde mental dos trabalhadores da Segurança Pública e que está em execução. Foram estabelecidas importantes diretrizes desta cooperação, a partir deste produtivo diálogo.
Na visita, os representantes da Copas também apresentaram a proposta de criar um núcleo multidisciplinar especializado em estabelecer parcerias com instituições de ensino, para o desenvolvimento de temáticas relacionadas à saúde do trabalhador, saúde mental e qualidade de vida no trabalho.
“Esta visita busca fomentar ações que visem à preservação, à valorização da vida e à segurança no trabalho, buscando garantir e implementar os direitos humanos fundamentais e a dignidade dos profissionais da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça”, destacou o professor Pedro Ferro.
Texto: Camila Ferreira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303