11/09/2024 17h51 - Atualizado em 12/09/2024 17h18

Deic apreende mais de 150 celulares e recupera notebook roubado da Prefeitura de Santa Leopoldina

Foto: Olga Samara Gomes

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), prendeu um homem de 26 anos e recuperou um notebook pertencente à Prefeitura de Santa Leopoldina, durante uma operação realizada no dia 23 de agosto. Na ação policial, também foram apreendidos 150 celulares e outros dispositivos de informática, além de uma arma de fogo, anabolizantes e drogas. A carga de celulares estava avaliada em quase R$ 1 milhão de reais.

O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (11), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

O chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro, explicou que a operação teve início com uma investigação iniciada em 2002. “Recebemos informações de que um notebook furtado em Santa Maria, Santa Leopoldina, no ano de 2022, estava em uma loja no Centro da cidade de Vitória. Utilizando nossas ferramentas de inteligência, localizamos a loja e o notebook”, disse.

Monteiro detalhou a abordagem: “Quando o dono da loja não estava presente, entramos em contato com ele e descobrimos que ele estava tentando enganar a polícia. Quando o local foi cercado, o indivíduo tentou fugir com duas mochilas que continham uma grande quantidade de aparelhos celulares, avaliados em quase R$ 1 milhão. Investigamos a origem dos aparelhos e constatamos que vinham dos Estados Unidos. O suspeito não conseguiu apresentar nota fiscal ou comprovante de recolhimento de tributos, configurando o crime de descaminho. Além disso, ele foi preso em flagrante por receptação de um aparelho furtado.”

Durante a operação, uma pistola foi encontrada no escritório do suspeito. “Descobrimos que a pistola era furtada de um policial federal. Por isso, o indivíduo foi preso pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, descaminho e recepção”, acrescentou o delegado Gabriel Monteiro.

Ele também destacou o contexto da operação: “O suspeito comprava aparelhos nos Estados Unidos e uma parte também entrava pelo Paraguai, facilitando a entrada no Brasil. A Receita Federal foi acionada devido à evasão tributária. Agora, vamos encaminhar as informações para as Receitas Federal e Estadual para fiscalizar a comercialização desses aparelhos. A loja em questão vendia celulares e equipamentos eletrônicos novos e usados. Além disso, o suspeito estava envolvido com a falsificação de moeda e a Polícia Federal está ciente da situação.”

O delegado informou que o suspeito tem antecedentes por uso de moeda falsa e violência doméstica. “O crime de descaminho ficará a cargo da Polícia Federal e da Justiça Federal, enquanto os crimes de recepção e posse ilegal de arma de fogo serão tratados pela Polícia Civil e pela Justiça Estadual”, detalhou Monteiro.

Sobre os consumidores, o delegado esclareceu: “Os compradores não tinham como saber a origem ilícita dos aparelhos. Infelizmente, como se trata de iPhones, a falta de nota fiscal facilita a fraude. O suspeito podia criar notas fiscais falsas com um e-mail e um número. Até o momento, não temos informações que indiquem a participação dos consumidores, mas uma futura investigação pode revelar novos dados.”

Monteiro também forneceu detalhes sobre os aparelhos recuperados: “O crime envolveu o furto de seis notebooks em São Paulo, dos quais a polícia de Vitória recuperou um e a polícia local recuperou três. As investigações continuarão e qualquer pessoa que estiver utilizando esses aparelhos de forma ilegal será penalizada.”

O delegado finalizou ressaltando: “Sempre enfatizamos que adquirir qualquer objeto proveniente de furto ou roubo também é um crime, configurando receptação. Esses aparelhos serão remetidos à Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação e pelos procedimentos legais subsequentes.”

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto