Governo do Estado do Espírito Santo
24/07/2025 12h21

Delegacia de Polícia de Castelo prende cinco pessoas durante operação contra o tráfico no bairro Independência

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Castelo, com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou, nessa terça-feira (22), uma operação no bairro Independência para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. Durante a ação, quatro homens e uma mulher foram presos, e foram apreendidos uma pedra de crack, um simulacro de arma de fogo, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro.

As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima e apurações que indicavam uma residência como ponto de intenso comércio de entorpecentes e receptação de produtos de crime.

No imóvel, os policiais realizaram o cerco e deram início às buscas. Uma mulher de 47 anos foi presa em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas. Durante as buscas, foram encontrados uma pedra de crack, uma balança de precisão, embalagens para acondicionamento da droga, um simulacro de arma de fogo, sete aparelhos celulares e R$ 512,00 em espécie.

No local também estavam o companheiro da mulher, de 25 anos, e outros três homens, de 32, 26 e 28 anos. De acordo com as investigações e depoimentos de testemunhas, o casal comandava o tráfico de drogas no local. Uma das testemunhas relatou ter sido agredida violentamente pelo companheiro da investigada, em razão de uma dívida relacionada ao tráfico.

O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Castelo, delegado Estêvão Oggione, ressaltou a relevância da operação para a segurança da região. “Apesar da pequena quantidade de droga apreendida, diversos outros elementos nos deram plena convicção da prática de tráfico e receptação no local. A conclusão deste caso representa um golpe contra o tráfico varejista, que alimenta um ciclo de violência em nossa cidade”, afirmou.

O delegado destacou ainda que esses pontos de venda de drogas fomentam outros crimes, como furtos e roubos, já que usuários frequentemente trocam objetos furtados por entorpecentes. “A violência usada pelos indiciados para manter o controle do negócio ilícito é inaceitável. A Polícia Civil de Castelo não vai tolerar esse tipo de atividade. Continuaremos trabalhando para desarticular esses pontos e levar os responsáveis à Justiça, garantindo mais tranquilidade para a população”, completou.

Além do mandado de prisão, a mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e encaminhada ao sistema prisional. O homem de 25 anos também foi autuado em flagrante pelo mesmo crime. Os demais ocupantes do imóvel foram conduzidos à Delegacia de Castelo para prestar esclarecimentos e, em seguida, liberados.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard