18/07/2022 13h35 - Atualizado em 26/07/2023 13h34

Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante recebe visita dos projetos Saúde do Trabalhador e DPS Itinerante

Dando continuidade às ações alusivas ao Dia do Policial Civil, a Divisão de Promoção Social, chefiada pela Delegada de Polícia Inês Loss, realizou na última quinta-feira (06), uma visita técnica psicossocial na 11ª Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante. A visita fez parte dos projetos Saúde do Trabalhador e da Divisão de Promoção Social (DPS) Itinerante, sendo realizada pelas assistentes sociais Ariane Bilo e Dryelle Santos, e pela psicóloga Iasmyn Cerutti.

Durante a visita, foi possível conhecer a dinâmica da unidade de Venda Nova Imigrante, conversar com servidores, oferecer os serviços da DPS, e contar com a parceria da Secretaria de Saúde de Venda Nova do município, que ofereceu os serviços de vacina, nutrição, teste rápido e aferição de pressão. Na oportunidade, foi realizada também visitas às Delegacias dos municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins.

Os Projetos Saúde do Trabalhador e DPS Itinerante, consistem no desenvolvimento de ações voltadas à qualidade de vida do trabalhador. A equipe psicossocial da DPS realiza visitas técnicas às unidades policiais, oferecendo aos servidores policiais civis atendimento social e psicológico, orientações previdenciárias, além de serviços de saúde de parceiros como forma de prevenir adoecimentos e promover a saúde desses servidores visando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos servidores.

A Divisão de Promoção Social da Polícia Civil (DPS-PCES) é composta atualmente por seis policiais psicólogas e cinco policiais assistentes sociais, além de um técnico investigador e uma delegada, e atende os policiais civis de todo o Estado.

A aproximação presencial da realidade das delegacias visitadas proporciona a compreensão das rotinas e atividades dos servidores em tempo real, na dinâmica dos desafios e experiências específicas do trabalho policial. Dessa forma o cuidado em saúde pode alcançar novos espaços e abrir caminhos para demandas que se instalam nesse recorte de tempo e espaço.

O projeto, já realizou diversas ações a partir de dois eixos: Ações de Saúde: Busca Ativa ao servidor afastado por mais de 60 dias; Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul; Campanha de Doação de Sangue; Investigação Estatística dos Agravos (acidentes e/ou doenças ocupacionais), entre outras.

Em 2023, o Projeto DPS Itinerante visitou as unidades de DP de Jaguaré, DP de Aracruz, Delegacia Regional de Colatina e Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, Delegacia Regional de Serra com passagens pelas DPs de Marechal Floriano e Domingos Martins, mas ao longo dos anos, o projeto já esteve também nas Delegacias Regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Alegre e Cariacica.

Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara / Marcelo Rosa