21/11/2018 16h59 - Atualizado em 21/11/2018 17h01

Delegadas visitam base operacional do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória

As delegadas que atuam nas Delegacias de Atendimento à Mulher na Grande Vitória conheceram a base operacional do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. A visita às instalações da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), foi realizada no último dia 13. Na ocasião, as delegadas também conheceram o funcionamento do Botão do Pânico.

Durante a visita, a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), delegada Cláudia Dematté; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória, delegada Juliana Saadeh; a responsável pela Deam de Serra, delegada Natália Tenório; a titular da Deam de Vila Velha, delegada Carolina Brandão; a responsável pela Deam de Viana, delegada Ana Karolina Marques; e a titular da Deam de Guarapari, delegada Francini Parmagnani, foram recebidas pelo secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, pelo subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti, pelo Corregedor da Semsu, Richard Campos Tanure, e pelo Coordenador Operacional de Prevenção e Monitoramento, Luciano Siqueira. Também participaram da visita a escrivã Carolina Sardinha e o Investigador Roberto Grecco.

Segundo a Chefe da Div-Deam, delegada Cláudia Dematté, a visita foi motivada pela possibilidade de as delegadas poderem compreender o funcionamento interno do sistema de videomonitoramento. “A partir da visita, nós buscaremos otimizar o uso dessa ferramenta no nosso trabalho. O sistema poderá ser usado na investigação de crimes complexos, principalmente aqueles relacionados à Dignidade Sexual, como o estupro. Muitos criminosos costumam usar seus veículos na prática desses delitos ou na abordagem das vítimas. Assim, o Cerco Eletrônico consegue nos ajudar a identificar o suspeito ou até localizá-lo, como foi o caso de um estuprador em série detido em junho”, afirmou Dematté.

O secretário Fronzio Calheira destacou a parceria entre a Prefeitura de Vitória e a Polícia Civil. “Temos um vasto banco de dados que, juntamente do Cerco Eletrônico, colocamos à disposição da Polícia Civil para serem utilizados da resolução dos mais variados tipos de crimes”, concluiu Calheira.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes