21/06/2018 18h45

Delegado-geral participa da aula inaugural da Guarda Municipal de Vila Velha

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, Guilherme Daré, participou na manhã desta quinta-feira (21), da aula inaugural do curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal de Vila Velha. A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica.

Daré ressaltou a importância, para as instituições de Segurança Pública, de haver pessoas preparadas para o exercício de suas funções. “É muito importante ter viaturas, armas, equipamentos modernos, mas, o mais importante, é ter pessoas preparadas para lidar com a população e os seus anseios. A Polícia Civil se sente honrada de ter os agentes no banco de nossa Academia de Polícia”, disse Guilherme Daré.

O prefeito da cidade agradeceu, em sua fala, a parceria com a Polícia Civil e lembrou a relevância do ingresso desses novos integrantes da guarda. “Teremos homens e mulheres formados, treinados, preparados e competentes para exercerem as suas funções elevadas”. Após discorrer sobre os ajustes nas finanças do município para enfrentar um histórico de quedas da arrecadação, acrescentou: “Mesmo assim conseguimos avançar com alguns benefícios para a Guarda Municipal. E a boa gestão nos permite viver momentos como este”, destacou Max Filho.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito da cidade, Max Filho, o vice-prefeito, Jorge Carreta, o secretário de Defesa Social e Trânsito, Cel. Oberacy Emmerich Júnior, o subsecretário da Guarda Municipal, Márcio Roberto Ferreira, o vereador PM Chico Siqueira, a vereadora Patrícia Crizanto, o diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio, além de agentes da Guarda e parentes e amigos dos novos alunos da Academia de Polícia (Acadepol).

O Curso

O curso tem como objetivo desenvolver habilidades e competências específicas dos Agentes da Guarda, contribuir para a construção de uma identidade profissional, com capacidade de utilização criativa dos conhecimentos em situações concretas no cotidiano profissional.

Segundo o diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio, a formação dos Agentes terá duração de quatro meses e a carga horária de 694 horas. “No conteúdo programático, constam as aulas de gestão de segurança, inteligência aplicada, geoprocessamento, videomonitoramento, conhecimento jurídicos, organização e legislação relativas à instituição, ética, cidadania e direitos humanos, legislação e fiscalização de trânsito, além de treinamentos como manuseio de arma de fogo, emprego de equipamentos não letais, técnicas operacionais e defesa pessoal”, informou o Diretor da Academia.

Após aprovação no curso de formação, os convocados serão empossados como agentes da Guarda Municipal e completarão o quadro de 300 vagas previsto na Lei Municipal 5460/2013, que dispõe sobre a reorganização e atribuições da corporação.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa