29/04/2022 17h57

Delegado-Geral realiza palestra para guardas civis municipais de Marataízes

O delegado-Geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, participou do encerramento do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal de Marataízes, que ocorreu em um evento na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Vitória, nesta sexta-feira (29). Na ocasião, o delegado-Geral ministrou palestra sobre o Gerenciamento de Crise na Segurança Pública e Privada.

O curso teve a duração aproximada de quatro meses e 81 guardas civis municipais participaram, divididos em duas turmas. As aulas da primeira turma tiveram início no dia 13 de dezembro de 2021 e foram encerradas nesta sexta-feira (29). Já as aulas da segunda turma terão início  na próxima terça-feira (02), com término previsto para o mês de setembro de 2022.

Durante a palestra, o delegado-Geral ressaltou a importância do treinamento das Guardas Civis Municipais. “Hoje foi um trabalho nesse sentido, de passar para eles um conhecimento sobre o gerenciamento de crise com tomada de reféns para que, caso se deparem com uma ocorrência de alto risco, eles tenham o conhecimento de como agir”, destacou o delegado José Darcy Arruda.

O evento de finalização das aulas da primeira turma do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal de Marataízes contou ainda com a presença do titular da Acadepol, delegado Robson Damasceno.

“Nós estamos fazendo uma adequação das Guardas Civis Municipais à Lei 13.022 de 08 de agosto de 2014, que institui normas gerais para as guardas municipais. Outras cidades também estão em processo para a adequação das Guardas, sendo eles os municípios de Cachoeiro, Anchieta, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim”, disse Robson Damasceno.

Para a aluna Carolinny Ribeiro, subinspetora da Guarda Municipal e integrante da unidade K9, esses meses na Acadepol acrescentaram muito conhecimento.
“A Guarda Civil Municipal de Marataízes sempre foi atuante, e com toda a instrução que tivemos no curso podemos nos reprogramar e agora vamos colocar em prática todo o conhecimento absorvido”, destacou Carolinny.

Texto: Victória Meireles, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Matheus Zardini / Olga Samara