Governo do Estado do Espírito Santo
03/09/2020 17h23 - Atualizado em 03/09/2020 18h46

Denarc apreende uma tonelada de maconha em fundo falso de caminhão

O Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), com o apoio da Polícia Judiciária da Força Nacional, apreendeu um carregamento de, aproximadamente, uma tonelada de maconha, durante operação realizada na tarde dessa quarta-feira (02). O material estava escondido no fundo falso de um caminhão guincho, que foi abordado pelos policiais na Rodovia ES-261, na zona rural entre os municípios de Fundão e Aracruz.


A apreensão foi divulgada, em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (03). "Apreensão de drogas, apreensão de armas, prisão de homicidas e traficantes têm um importante valor para que, no final do ano, assim como demonstrou o Atlas da Violência deste ano, registrando a diminuição dos homicídios no Espírito Santo em 2018, possamos alcançar a redução em 2020", afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que esta foi a maior apreensão de maconha da história do Denarc. "A orientação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, no qual estamos trabalhando, é combater o tripé que sustenta o tráfico de drogas, ou seja, a parte financeira, a parte patrimonial e a oferta da droga. Uma tonelada de maconha vai repercutir no financeiro do tráfico de drogas e isso para nós é importante, pois impacta na redução de crimes contra a vida e na redução de crimes contra o patrimônio", ressaltou.

As investigações tiveram início a partir de apreensões de drogas anteriores feitas pelo Denarc. “A informação produzida pela nossa inteligência era de que um grande carregamento de entorpecentes estaria chegando ao Estado. Nossos levantamentos apontaram que a droga estaria em um caminhão e sua possível localização seria as redondezas de Santa Teresa, Fundão ou Aracruz. Com isso, iniciamos as diligências”, explicou o titular do Denarc, delegado Tarcísio Otoni.

As buscas começaram na noite de terça-feira (01) e se estenderam até o início da tarde de quarta-feira (02), quando os policiais localizaram um caminhão guincho em atitude suspeita, transitando pela Rodovia ES-261. Após algum tempo de acompanhamento, os policiais deram ordem de parada, mas o condutor não obedeceu, jogando o veículo na contramão. Na manobra, ele bateu no meio fio e correu em direção a um manguezal. Os policiais fizeram buscas, mas não o alcançaram.

“Apreendemos o caminhão e fizemos uma revista completa. Não havia nada sobre o guincho, mas durante a vistoria, percebemos que havia um vão no meio do assoalho. Conseguimos tirar os parafusos e tábuas, descobrimos uma lona preta e, embaixo dela, 1.212 tabletes de maconha”, relatou Otoni.

As investigações terão continuidade, com o objetivo de identificar e prender os envolvidos. A população pode auxiliar por meio do Disque-Denúncia 181, serviço do qual não é necessário se identificar e todas as informações recebidas são investigadas. As informações ao Disque-Denúncia ainda podem ser enviadas por meio do site disquedenuncia181.es.gov.br, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas.

 

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard