Governo do Estado do Espírito Santo
02/05/2020 08h39

DERCCP prende suspeito de chefiar tráfico de drogas no Bairro da Penha

A Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DERCCP) recapturou um foragido do sistema prisional suspeito de chefiar o tráfico de drogas no Bairro da Penha, em Vitória. Além do foragido, outros dois indivíduos foram presos em flagrante. A ação, na noite dessa quinta-feira (30), contou com o apoio do Cerco Eletrônico de Vitoria e foi possível graças a uma denúncia anônima realizada por meio do Disque-Denúncia 181.


“O Disque-Denúncia é uma ferramenta muito importante porque possibilita a participação da população de maneira a preservar sua identidade. Por isso, nós colocamos o Disque Denúncia como a principal ferramenta de participação da população no combate à criminalidade”, afirmou o chefe do Departamento de Investigações Criminais (DEIC), delegado João Francisco Filho.

A chefe da DERCCP e responsável pela prisão, delegada Rhaiana Bremenkamp, explicou que, a partir da denúncia anônima, sua equipe começou a monitorar um veículo usado por traficantes do Bairro da Penha para transportar drogas e recolher dinheiro.


“O monitoramento, com apoio do cerco eletrônico, mostrou que havia uma constância que batia com a denúncia. O veículo, constantemente, saía de Vitória em direção à Serra, passando pela Ponte da Passagem e voltava preferindo a avenida Leitão da Silva. A partir daí, montamos campana em um ponto estratégico da Leitão da Silva, conseguimos visualizar o veículo e abordá-lo”, relatou a delegada.

 

Cinco pessoas estavam no carro, sendo três homens e duas mulheres. Todos foram conduzidos para a DERCCP. As mulheres foram liberadas após prestar depoimentos e os três homens foram presos em flagrante.

 

Um dos detidos de 24 anos era foragido do sistema prisional. Ele cumpria pena por tráfico de drogas, saiu no dia 19 de dezembro de 2019 ao receber o benefício de saída temporária de Natal, e não retornou. As investigações apontam que ele ocupava um posto de comando na organização criminosa que atua no Bairro da Penha.

 

Os outros dois detidos, de 18 e 28 anos, têm diversas passagens por tráfico de drogas. Após os depoimentos, ficou constatado que os dois atuavam como seguranças do primeiro detido.

 

“Eles são investigados, hoje, em razão da associação para o tráfico. Nos foi permitido o acesso a um dos aparelhos telefônicos e nele encontramos fotos dos envolvidos ostentando armas de grosso calibre, principalmente de um dos detidos, na manhã de ontem”, afirmou a delegada.

Os três foram autuados, em flagrante, pelo crime de associação para o tráfico de drogas, e encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Os celulares encontrados com os suspeitos foram apreendidos e serão periciados.

 

Texto: Camila Ferreira

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard