22/05/2024 10h35 - Atualizado em 23/05/2024 18h13

Desarme rastreia origem de arma apreendida com Marujo e o indicia

Foto: Adriana Amaral

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME), concluiu a investigação que apurava a origem do Fuzil calibre .223, que havia sido apreendido juntamente com o traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, conhecido como ‘Marujo’, de 31 anos. O criminoso foi preso durante a operação “Sicário Xeque-mate”, no dia 08 de março, no bairro Bonfim, em Vitória.

O resultado das investigações foi apresentado em coletiva de imprensa que ocorreu na tarde dessa segunda-feira (20), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

“Nesta ação, contamos com a parceria da Polícia Científica, que nos auxilia no processo de identificar a origem e trajetória do armamento”, relatou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.

As investigações tiveram início após a revelação da numeração do fuzil. “A arma apreendida estava com a numeração raspada, por isso precisou ser encaminhada para a Polícia Científica, que realizou exames de balística para descobrir a numeração suprimida. Com o uso de reagentes, conseguimos recuperar a numeração e encaminhar a informação para a DESARME”, informou a chefe do Departamento de Balística Forense da Polícia Científica (PCIES), perita oficial criminal Fernanda Silveira.

Após a revelação das marcas e sinais do fuzil pela Polícia Científica, a DESARME deu início à investigação e ao processo de rastreamento da arma de fogo. “Durante a investigação, foi identificado que se tratava de um fuzil fabricado na Itália e que havia sido importado por uma importadora do Paraguai, comprado por uma loja paraguaia e, posteriormente, vendido para um cidadão paraguaio, que em seguida chegou na posse do traficante”, explicou o titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), delegado Daniel Belchior.

“Desde 2021, o criminoso estava escondido no Estado do Rio de Janeiro, região onde tem uma entrada maior de armas provindas do tráfico, por isso estudamos as chances de ele ter adquirido a arma ainda no Rio de Janeiro. O modelo do fuzil apreendido custa cerca de R$ 80 mil”, o superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Romualdo Gianordoli.

Considerando a origem ilícita da arma de fogo, proveniente do tráfico internacional de armas, o criminoso também será indiciado pelo crime de receptação. Os fatos apurados foram encaminhados à Polícia Federal para compartilhamento com autoridades paraguaias para futura apuração.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto