Governo do Estado do Espírito Santo
15/01/2026 14h55

DFRV prende suspeito de integrar associação criminosa voltada para furtos de veículos na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), prendeu, nesta quarta-feira (14), um homem de 21 anos, no bairro Colina de Laranjeiras, no município da Serra. De acordo com as investigações, o indivíduo integra uma associação criminosa voltada à prática de furto de veículos na região e já era alvo de diversas apurações da unidade especializada.

O caso mais recente envolvendo o suspeito ocorreu no dia 07 de janeiro, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, também na Serra. Na ocasião, ele e um comparsa, de 24 anos, tentaram furtar uma motocicleta estacionada em via pública. A ação foi flagrada por um cidadão, que colidiu intencionalmente contra a motocicleta utilizada pelos suspeitos. Durante a ocorrência, o homem de 24 anos foi detido pela Guarda Municipal, enquanto o suspeito de 21 anos conseguiu fugir.

Outros detalhes da investigação foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

De acordo com o titular da DFRV, delegado Luiz Gustavo Ximenes, as investigações tiveram início no ano passado, no âmbito da “Operação Zero Grau”, que tem como objetivo combater a subtração de motocicletas no Estado.

“Mapeamos, elaboramos um organograma e identificamos que essas subtrações ocorriam desde a Terceira Ponte até o município da Serra”, explicou o delegado.

Segundo o delegado, o suspeito de 21 anos, atuava como mentor da associação criminosa, sendo responsável por realizar as subtrações e encaminhar as motocicletas para receptadores e adulteradores. Posteriormente, os veículos eram comercializados no mercado ilegal.

“Além do indivíduo preso, a organização criminosa contava com um homem de 22 anos, preso pela Polícia Civil em 2025, um suspeito que morreu no ano passado e outro homem, também de 21 anos, que permanece foragido. Todos tinham antecedentes criminais, inclusive por furto qualificado. As investigações apontaram ainda que, durante as ações criminosas, os suspeitos utilizavam capacetes e envolviam adolescentes nas subtrações, com o objetivo de dificultar a identificação pelos órgãos de segurança”, disse Ximenes.

Durante as diligências, a DFRV realizou uma ação controlada, aguardando o momento oportuno para efetuar as prisões.

O delegado informou ainda que as investigações continuam, com o objetivo de identificar os locais para onde as motocicletas eram encaminhadas e os responsáveis pela adulteração dos veículos.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard