06/06/2024 11h40

DHPP de Linhares conclui investigação sobre homicídio na zona rural do município

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares, concluiu as investigações do homicídio de Aloízio Coutinho Moraes, de 30 anos, que ocorreu no dia 29 de outubro do ano passado, na localidade de Lagoa do Aguiar, zona rural de Linhares. A prisão do suspeito, de 40 anos, foi realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Segundo o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, o crime foi registrado por volta das 3h45 da madrugada, no dia 29 de outubro, quando a vítima foi alvejada com um disparo de arma de fogo.

Segundo o que foi apurado pelos policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Linhares, o suspeito, de 40 anos, entrou em atrito com a vítima em oportunidades anteriores, por conta da posse de bens imóveis. “Após ameaças trocadas, o suspeito de posse de uma espingarda calibre 38 espreitou a vítima na madrugada e, a uma distância de uns 70 metros, executou o homicídio com apenas um disparo de arma de fogo, que acabou acertando a cabeça da vítima e este veio a óbito no local”, disse o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares.

“O crime foi elucidado pelos policiais civis de Linhares e o suspeito já estava com mandado de prisão em aberto, acabou sendo preso e conduzido pela PMES no dia 30 de maio de 2024, por conta de um crime vinculado à Lei Maria da Penha. O elemento estava morando na região de Palhal. Quando os militares o conduziram pela prática de crime da Lei Maria da Penha, durante as verificações, constatou-se o mandado de prisão pelo homicídio de Aloízio (Coutinho Moraes)”, disse Lucindo.

Em interrogatório na Delegacia, o suspeito confessou o crime de homicídio.

Prisão:

Na tarde da última quinta-feira (30), uma equipe de militares se deslocou à localidade de Palhal para atender à solicitação de uma testemunha que informou ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) sobre a agressão física sofrida por uma mulher, realizada pelo marido.

No local, a vítima relatou aos militares que o marido chegou embriagado em casa e se irritou ao descobrir que o almoço consistia em bucho cozido e fígado frito, enquanto ele queria carne. Ao recusar-se a fritar carne para ele, a vítima foi agredida com socos, resultando em inchaço no rosto e sangramento na orelha.

Quando a guarnição chegou ao local, o agressor havia fugido, mas, posteriormente, fez contato com o Ciodes informando que estava em casa e aguardava a guarnição para dar a versão dele dos fatos. A guarnição retornou e deteve o agressor, que apresentava arranhões nas costas, alegadamente causados pela vítima durante a confusão. A mulher foi atendida no hospital e ambos, vítima e acusado, foram encaminhados à Delegacia para as medidas cabíveis.

O suspeito foi autuado em flagrante por lesão corporal qualificada na forma da Lei Maria da Penha, além do cumprimento do mandado pelo crime de homicídio. Posteriormente, foi encaminhado para a Penitenciária Regional de Linhares (PRL), à disposição da Justiça.

Texto:
Olga Samara Gomes