29/04/2022 17h48 - Atualizado em 29/04/2022 17h59

DHPP de Vitória e CORE descobrem esconderijo de traficantes no Bairro da Penha e prendem duas pessoas

Uma operação deflagrada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), na manhã desta sexta-feira (29), resultou na prisão de dois indivíduos com mandados de prisão em aberto. Ambos são ligados ao grupo criminoso Primeiro Comando de Vitória (PCV) e estavam escondidos no Bairro da Penha, na Capital. Nas diligências, os policiais também encontraram um esconderijo na casa do pai de um dos traficantes mais procurados do Espírito Santo.

Cerca de 40 policiais participaram da operação, que teve início nas primeiras horas da manhã. As buscas foram concentradas no Bairro da Penha e adjacências e resultaram na prisão de dois homens, sendo um de 28 anos e outro de 26 anos, este último, alvo da Operação Sicário, deflagrada no ano passado.

O homem de 28 anos tinha mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O suspeito de 26 anos também tinha mandado de prisão em aberto por tráfico, associação para o tráfico e organização criminosa. Ambos foram conduzidos para a sede da DHPP e, após os procedimentos de praxe, encaminhados para o Centro de Triagem de Viana.

"Segundo as investigações que culminaram na Operação Sicário, Lobinho ocupava importante função no PCV, sendo um dos indivíduos que faziam a ‘contenção’ no morro (também chamados de ‘faixa preta’), ou seja, empunhava armas para garantir a segurança das bocas de fumo, bem como para dar ataques a facções rivais", explicou o titular da DHPP de Vitória, delegado Marcelo Cavalcanti.

Esconderijo

O principal objetivo da Operação foi cumprir um mandado de busca e apreensão na residência do pai de um dos traficantes mais procurados do Espírito Santo. No imóvel, os policiais encontraram um esconderijo, provavelmente usado por criminosos para fugir de buscas da polícia.

Em um dos quartos, a equipe encontrou um guarda-roupas com fundo falso. Atrás do móvel havia um buraco na parede foi aberto, dando acesso a um vão de aproximadamente 30 centímetros de largura. Não havia nenhum material ilícito no local.

Operação Sicário

A Operação Sicário é resultado de meses de investigações realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Subsecretaria de Inteligência da Sesp, que, pela primeira vez, utilizaram recursos do Centro de Inteligência e Análise Telemática da Polícia Civil (CIAT), aplicando tecnologia para a produção de provas e aprofundamento de informações no combate ao crime.

A primeira fase da investigação identificou os indivíduos que compõem a cúpula da principal organização criminosa em atuação no Espírito Santo, autodenominada Primeiro Comando de Vitória (PCV). A organização surgiu no Bairro da Penha, em Vitória, e atualmente tem ramificações em todo o Estado. Dos indivíduos identificados, 41 foram presos e 13 encontram-se foragidos, com mandados de prisão em aberto.

Texto: Camila Ferreira

Comunicação Interna – (27) 3137-9024