A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), realizou a prisão de uma mulher de 43 anos na última sexta-feira (06). A detida é suspeita do crime de maus-tratos contra uma criança de 4 anos, em Vitória.
A intervenção policial ocorreu após uma requisição do Conselho Tutelar do município, que reportou uma situação de risco iminente envolvendo o menor.
O titular da DPCA, delegado Marcelo Cavalcanti, detalhou o cenário encontrado pela equipe durante a operação. “Durante a diligência no local, os policiais constataram que a criança apresentava lesão aparente em um dos pés e dificuldade de locomoção. Ela não havia recebido atendimento médico adequado e apresentava sinais nítidos de negligência quanto aos cuidados básicos”, detalhou o delegado.
Ainda durante a abordagem, a responsável pela criança admitiu ser usuária de entorpecentes. Devido à vulnerabilidade e ao risco concreto à integridade física da vítima, a criança foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar. O órgão adotou as medidas protetivas necessárias, garantindo o atendimento médico imediato e o encaminhamento ao acolhimento institucional.
Após os procedimentos de praxe na delegacia, a mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos e encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Obs: Os nomes dos envolvidos e do bairro onde o fato foi registrado não estão sendo divulgados para preservar a(s) identidade(s) da(s) vítima(s), conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com