15/07/2024 11h20

DPS continua programação do Projeto ‘DPS Itinerante’

A Divisão de Promoção Social (DPS), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), promoveu ao longo do mês de junho a programação da ‘DPS Itinerante’, nos municípios de Vila Velha, Guarapari, Cariacica e São Mateus, em comemoração do Dia do Policial Civil, ocorrido em 12 de junho. O projeto prevê visitas técnicas às unidades policiais participantes, oferecendo atendimento social e psicológico, além de serviços de parceiros como forma de prevenir e promover a saúde dos servidores.

O Projeto ‘DPS Itinerante’ é desenvolvido pela DPS desde o ano de 2015, visando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos servidores policiais civis.

A programação ocorreu no mês de junho em unidades policiais. No dia 14, foi realizado na 7º Delegacia de Polícia (DP) de Vila Velha, dia 20 na Delegacia Regional de Cariacica, dias 25 e 26 na Delegacia Regional de Guarapari e nos dias 27 e 28 de junho na Delegacia Regional de São Mateus.

Em Guarapari, a DPS ofereceu atendimentos sociais, psicológicos e psicossociais aos policiais civis do expediente e do plantão. O objetivo foi divulgar o trabalho da DPS, promover uma maior aproximação com os servidores e realizar um trabalho preventivo em relação à saúde física e mental.

Na programação de São Mateus foram convidados os servidores da Delegacia Regional de São Mateus, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI), da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Delegacia de Infrações Penais e Outros (Dipo), além das Delegacias de Polícia (DP) de Jaguaré, Vila Valério, Conceição da Barra e Pedro Canário.

O evento na quinta-feira (27), teve início às 13h30 e

foi encerrado às 16h30. A programação contou com diversos cursos ligados à área da saúde.

Além da aferição dos sinais vitais, aconselhamento quanto ao estilo de vida saudável, com foco no rastreamento de hipertensão arterial e glicemia capilar, aconselhamento quanto à prevenção de ISTs e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. O evento também contou com a palestra “Atribuição da Fisioterapia na Saúde do Trabalhador”, da fisioterapeuta Monique Santos.

Já a programação de sexta-feira (28) ocorreu das 9h às 12h. A programação contou com análise de IMC e informações sobre leitura de rótulos. Também foi ministrada oficina de ginástica laboral, respiração e posturas de relaxamento (Ioga) e Curso de Enfermagem (UNIVIC) com realização de ação de testes de IST’s. Além da parceria com a Prefeitura de São Mateus, que apoiou com a imunização dos servidores.

Ainda na sexta-feira, no horário de 13h as 15h, foi realizado o Atendimento Psicossocial da DPS, com roda de conversa, atendimento individual e espaços para a retirada de dúvidas, como, por exemplo, aposentadoria, acidente de trabalho, doença ocupacional, licenças médicas, incidente crítico, questões emocionais, entre outros.

Ao final do evento ocorreu sorteios de brindes, como prêmios, limpeza de pele ou peeling facial, tratamento de ozônio, tratamento de hidrocicatrização, mechas e um mês de academia + um whey protein. Além de um brinde da DPS e um voucher (nutrição capilar, sobrancelhas, buço, revitalização ou hidratação facial para todos os policiais civis participantes.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto