02/04/2019 17h28 - Atualizado em 21/05/2019 15h43

Equipe do Papo de Responsa se reúne com representantes da Sesp

Com o objetivo de aprimorar suas ações no que se refere à prevenção da violência doméstica, a equipe do projeto “Papo de Responsa” reuniu-se com o secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto de Sá e com a responsável pela Gerência da Mulher da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), delegada Michelle Meira, na tarde da última sexta-feira (29), no prédio da Sesp, em Vitória.

A reunião também contou com a presença do sub-secretário de Gestão Integrada, Guilherme Pacífico, do diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e coordenador do “Papo de Responsa”, delegado Joel Lyrio, das responsáveis pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) do Estado e do Plantão Especializado da Mulher (PEM).

Durante a reunião de planejamento foram discutidas estratégias visando à junção de forças para combate à violência de gênero no Estado do Espírito Santo. “A ideia é trabalhar a metodologia nas ações do projeto social e envolver a participação das delegadas de polícia no Papo com os jovens e seus familiares”, destacou Joel Lyrio.

A reunião foi uma iniciativa da responsável pela Gerência da Mulher na Sesp e ela explica porque sentiu a necessidade de iniciar a parceria com o projeto. “Quando era responsável pela Deam de Cariacica já sentia a necessidade de incluir o tema “violência doméstica” entre aqueles que são discutidos no projeto”, informou Michelle Meira.

Ela ressalta ainda que é preciso informar aos jovens para que eles entendam o que é violência. “Muitas vezes eles podem estar assistindo isso dentro de casa, acreditando que isso é normal e acabam por reproduzir esse comportamento nas ruas. Aí que entra a importância das ações do projeto em abordar a modificação de pensamento, a mudança de paradigmas e explicar como denunciar e apresentar os projetos que o governo dispõe sobre esse tema.  Acreditamos que a prevenção dá mais resultados positivos do que a repressão, por isso nós apostamos nesse projeto”, destacou.

Mais agendas

Durante a manhã de sexta-feira (29), a equipe esteve com diretores e pedagogos das escolas do Ensino Fundamental II e das aldeias indígenas Comboios e Caieiras Velha, em Aracruz.  O encontro foi realizado no auditório do Polo UAB, no município.

“Este ano, nós retornamos às aldeias indígenas tupiniquins de Caieiras Velha e Comboios. Neste primeiro semestre, vamos atuar em dez escolas do 8º e 9º do ensino fundamental II, sendo duas delas nas aldeias”, destacou Danielle Leonel.

Também participaram da reunião a secretária Municipal de Educação, Ilza Rodrigues Realli e a subsecretária de Educação do município, Rosa Maria Ghidette Rocha.

Texto: Fernanda Pontes

Agente de Polícia Fernanda Pontes