Governo do Estado do Espírito Santo
06/04/2026 13h32 - Atualizado em 06/04/2026 16h28

Espírito Santo sedia Encontro Nacional de prevenção à violência no ambiente escolar

Nas últimas segunda-feira (30) e terça-feira (31), o Espírito Santo foi sede de um importante debate sobre segurança e prevenção da violência nas escolas. O Encontro Nacional de Avaliação de Ameaças Comportamentais e Segurança Escolar, realizado em Vitória, reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da segurança pública dedicados à compreensão e à prevenção de episódios de violência em ambientes educacionais.

A iniciativa integra um esforço nacional de capacitação voltado ao desenvolvimento de protocolos preventivos, à análise comportamental e ao fortalecimento de estratégias institucionais de proteção no ambiente escolar.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) foi a anfitriã do evento, promovido em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no âmbito da cooperação internacional com o U.S. Secret Service, contando ainda com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.

O evento contou com a participação de policiais civis do Espírito Santo e de diversos estados do Brasil, além de professores universitários e especialistas nacionais e internacionais, entre eles representantes do Serviço Secreto dos Estados Unidos, por meio do National Threat Assessment Center, instituição reconhecida mundialmente por suas pesquisas voltadas à prevenção da violência direcionada e à análise de ameaças em ambientes educacionais.

Os palestrantes abordaram temas como avaliação de ameaças comportamentais, prevenção da violência em escolas, identificação precoce de comportamentos de risco, radicalização em ambientes digitais, estudos de caso de ataques a escolas no Brasil e modelos multidisciplinares de prevenção e intervenção.

A iniciativa também promoveu o diálogo entre segurança pública, educação e demais órgãos governamentais, reunindo representantes das Secretarias de Educação e Segurança, gestores municipais, instituições parceiras e setores da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional e ampliar a capacidade de prevenção e resposta a situações de risco no ambiente escolar.

 "O encontro sediado em Vitória integrou um ciclo nacional cujo foco é o fortalecimento da atuação preventiva e interinstitucional nas áreas de avaliação de ameaças, prevenção da violência escolar e proteção de ambientes educacionais. Esperamos, com esses dois dias de imersão, contribuir para a integração entre órgãos de segurança pública e instituições de ensino, promovendo ambientes escolares cada vez mais seguros", explicou o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade.

 

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com    


--

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard