17/05/2021 14h34 - Atualizado em 17/05/2021 15h02

Força Tarefa na região norte prende acusados de homicídios e flagra extração ilegal de madeira

A Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) realizou, durante cinco dias, uma Força Tarefa em cumprimento aos mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos municípios do norte do Estado. As diligências tiveram início na última segunda-feira (10) e se estenderam até a sexta-feira (14), sendo que, no último dia, cerca de 30 policiais civis participaram da operação.

“Solicitamos à chefia e recebemos um retorno positivo, com o incremento do efetivo na região norte, durante esses dias, o que foi muito importante para dar andamento a algumas diligências investigativas. O objetivo da força tarefa foi dar celeridade às investigações de homicídios e crimes patrimoniais”, disse o superintendente da Polícia Regional Norte, delegado João Francisco Filho.

Na segunda-feira (10), as diligências se concentraram na localidade de Angelim de Dentro, em Conceição de Barra, onde as equipes realizaram levantamentos relacionados a uma investigação de extração ilegal de madeira e apropriação de terras pertencentes a uma empresa de celulose. Durante as buscas, três pessoas foram presas em flagrante, no momento em que realizavam o corte ilegal de pés de eucalipto.

“Dois dos detidos portavam motosserras e realizavam a extração de árvores, de forma ilegal. As duas motosserras foram apreendidas, bem como uma estação geradora de energia solar. Os três foram conduzidos à Delegacia Regional de São Mateus e autuados em flagrante por tentativa de furto qualificado. Os que manuseavam as motosserras também vão responder por usarem o equipamento sem a devida licença”, relatou o titular da Delegacia de Polícia de Conceição da Barra, delegado Alysson Pereira.

Em continuidade às diligências, as equipes cumpriram buscas em seis alvos distintos na sexta-feira (14), com o objetivo de apreender as armas de fogo utilizadas em um homicídio ocorrido no Distrito de Sayonara, município de Conceição da Barra. Em um dos pontos de busca, os policiais apreenderam um revólver com a numeração raspada que, segundo os levantamentos, pode ter sido usado no crime. Um homem de 26 anos foi conduzido à Delegacia Regional de São Mateus e autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Homicídios

Ao longo da semana, dois homens investigados por homicídios cometidos em Conceição da Barra foram presos. Um deles, de 25 anos, foi localizado na última quarta-feira (12), na localidade de Braço do Rio, em Conceição da Barra. O detido é apontado como autor de diversos homicídios ocorridos nas cidades de Conceição da Barra e Pinheiros, além de ser suspeito de envolvimento em outros crimes na região norte.

“Este é um sujeito considerado de alta periculosidade, alvo de inúmeras investigações e denunciado pelo Ministério Público. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele ainda tentou fugir, pulando o muro da residência onde estava escondido, mas foi alcançado. Esta é uma prisão de extrema importância”, afirmou o delegado Alysson Pereira.

Na quarta-feira (12), um homem investigado por cometer um homicídio foi preso por policiais militares do Rio de Janeiro, na cidade de Campos, após levantamentos da Delegacia de Polícia Civil de Conceição da Barra. O crime ocorreu no dia 1º de outubro de 2020, em um sítio na localidade de Turmalina, em Conceição da Barra. Segundo as investigações, o detido teria cometido o crime a golpes de facão e enterrado o corpo da vítima, fugindo em seguida.

Texto: Camila Ferreira

Atendimento à Imprensa