Homenagens marcaram a noite dessa quarta-feira (26), durante a solenidade que comemorou o Dia do Policial Civil, celebrado no dia 12 de Junho. Ao todo, 108 policiais civis foram laureados durante o evento que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário Estadual da Segurança Pública, Roberto Sá, do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, dos integrantes do Conselho da Polícia Civil e demais autoridades.
A solenidade foi realizada no Vitória Grand Hall, anexo a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), em Vitória.
O governador Renato Casagrande destacou a eficiência no trabalho da Polícia Civil e a sua contribuição na redução dos índices de criminalidade no Espírito Santo. Ele reafirmou que a segurança pública é uma das áreas estratégicas de sua gestão.
“Queremos dar um passo adiante e nesses seis primeiros meses percebemos isso pelos resultados alcançados, como a redução mês a mês dos homicídios e dos crimes contra o patrimônio. Podemos fechar, pela primeira vez na história, o primeiro semestre com um número abaixo de 500 homicídios”, adiantou.
Casagrande lembrou que o Estado já chegou a ter 2058 homicídios em apenas um ano. Neste ano, o número pode ficar abaixo de mil, porém, ele considera que o número ainda é elevado. “Temos um caminho inteiro pela frente, mas é bom olhar para trás e percebermos que estamos salvando mais de mil vidas em um ano”, disse.
O governador pregou ainda cautela em relação às demandas da categoria, mas se declarou aberto a um diálogo permanente com vistas à melhoria das condições de trabalho dos policiais.
O secretário da Segurança Pública também destacou os dados alcançados pela segurança pública nos últimos meses. “Parabenizo a Polícia Civil por estar entregando, mês a mês, a redução da criminalidade no Estado. Estamos materializando a máxima de fazer mais com menos. Não tenho dúvidas de que com a gestão do nosso governador vamos ter muitas conquistas que todos os senhores merecem”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância do papel do policial na sociedade. “Se um policial não tiver orgulho da sua farda ou do seu distintivo e o defender com cabeça erguida a qualquer hora e qualquer preço, quem irá defender a sociedade? É uma profissão que beira o sacerdócio. É uma verdadeira vocação. Fica aqui a minha homenagem e minha gratidão por poder fazer parte desse momento”, enfatizou.
Em seu discurso, o delegado-geral destacou o número de operações realizadas somente no primeiro semestre deste ano. “Neste primeiro semestre, realizamos 2448 operações policiais em todo o Estado, com destaque para as ações Cronos, Marias e Território, prendemos 2204 e apreendemos 190 adolescentes. Apreendemos também quase uma tonelada de drogas, além de 377 armas e 4472 munições de diversos calibres”, ressaltou.
Arruda falou ainda sobre os novos investimentos e projetos que a Polícia Civil tem para os próximos meses. “Nesses primeiros seis meses de Governo, nós conseguimos entregar 102 viaturas caracterizadas e está prevista a entrega de 67 descaracterizadas e a compra de mais 260 novas viaturas, renovando assim em mais de 30% da nossa frota. Ainda estão previstas a aquisição de 1200 computadores, 950 pistolas Glock, 10 rabecões, além de investimentos em inovação e tecnologia, pois pretendemos aproximar cada vez mais a Delegacia Online do alcance do cidadão”, afirmou.
O delegado-geral também lembrou a entrega da nova unidade da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e falou sobre a inauguração das novas instalações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória, que ocorrerá em breve. “Em julho entregaremos a nova Delegacia do Desarmamento, especializada em investigar o tráfico de armas no Estado e, até o fim do ano, vamos inaugurar dois andares da Central de Polícia 2, o antigo prédio do Detran, que irá abrigar novas delegacias”, garantiu.
Por fim, Arruda parabenizou todos os policiais civis pela data e reafirmou o compromisso da Polícia Civil com toda a sociedade. “Lutamos diariamente sob sol e chuva para garantir a paz social. Esse é o nosso compromisso com os capixabas. Obrigado a todos os policiais civis que lutam pelos seus ideais e objetivos, acreditando que um dia serão reconhecidos e bem recompensados pelos esforços dedicados durante toda a carreira”, completou.
A solenidade também contou com a apresentação da Orquestra do 38º Batalhão de Infantaria do Exército e do Coral “Domingos Martins” da Polícia Civil.
Homenagens
Durante a solenidade foram homenageados 59 investigadores, 24 delegados, 12 escrivães, seis peritos, seis agentes de polícia e um auxiliar de perícia médica legal. Na ocasião, foi realizada uma reunião Extraordinária do Conselho da Polícia, na qual três policiais civis receberam a medalha de ouro, símbolo dos 30 anos de polícia; 48 a medalha de prata (20 anos de polícia) e 28 a medalha de bronze (dez anos de efetivo serviços prestados à Polícia Civil).
Além desses, outros 29 policiais civis receberam a medalha de Mérito Policial e cinco autoridades receberam o diploma com o título de “Amigo da Polícia”.
Todos os nomes indicados para receberem a medalha de mérito e o diploma de “Amigos da Polícia” foram indicados pelos superintendentes que compõem o Conselho da Polícia e aprovados por todos. Já as medalhas de dez, 20 e 30 anos são entregues aos policiais civis que completam o tempo de efetivo de serviços prestados à instituição e que não possuem nenhuma mácula em sua ficha funcional.
Entre as homenageadas está a superintendente de Polícia Regional Norte, delegada de polícia Andreia Maria Pereira dos Santos, que recebeu a medalha de 20 anos. "É muito gratificante receber essa homenagem, é um reconhecimento do nosso trabalho durante todos esses anos. Me senti muito homenageada. Sem dúvida, o maior desafio de todos é estar à frente da Superintendência, pois ela tem uma extensão territorial muito grande, mas os nossos policiais são muito comprometidos e estamos tendo resultados muito exitosos”, destacou.
O delegado Alberto Roque Peres, atualmente localizado no Departamento Especializado de Narcótico (Denarc), também foi um dos homenageados da noite com a medalha de bronze, pelos dez anos de serviços prestados à Polícia Civil.
"Esse reconhecimento é muito importante para nós. Afinal de contas são 10 anos desempenhando uma atividade, que é de risco e estressante, mas em sua maioria das vezes com bons resultados. É uma honra poder encerrar esse ciclo e dar início aos dos 20 anos”, declarou o delegado que, ao longo da carreira, atuou nas Delegacias de Crimes contra a Vida (DCCV) de Serra, na DP de Iúna, além das Especializadas de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e de Delitos de Trânsito.
Entre os homenageados com a Medalha do Mérito Policial está o agente de polícia Cleudes José da Silva Junior, que há 9 anos atua na Coordenadoria de Recursos e Operações Especiais (Core).
“É uma grande honra receber esta homenagem. Atuo na Core desde que entrei na Polícia Civil e já participei de inúmeras operações policiais bem sucedidas. Além disso, também tive a oportunidade de contribuir na formação de vários policiais civis atuando como instrutor de armamento e tiro na Academia de Polícia. Também integrei a Força Nacional e participei de operações em vários Estados do país, defendendo sempre as cores da nossa bandeira em todos os locais por onde passei”, lembrou.
Outro que também recebeu a mesma medalha foi o titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Gianno Trindade. “Essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho que tem sido feito com muita seriedade por toda a equipe da DHPP, a quem estendo esta honraria. Há sete anos atuo na unidade e estamos trabalhando para, cada vez mais, identificar e autuar os autores e mandantes de homicídios, os chefes do tráfico de drogas da região, além de identificar as causas dos assassinatos e tentar evitar a ocorrência deles”, destacou.
Entregas
Em 2019, o Governo do Estado já entregou 102 novas viaturas para a Polícia Civil, totalizando um investimento de R$ 10,4 milhões. Nesta semana foram entregues 50 caminhonetes do tipo Hilux caracterizadas para Polícia Civil que serão distribuídas para as unidades de todo o Estado, um investimento de R$ 7 milhões. Em abril, outras 52 novas viaturas do tipo Duster também foram entregues contemplando 38 unidades policiais em todo o Estado. O investimento nessas foi de $ 3,4 milhões,. A ação faz parte das medidas de enfrentamento à violência dentro do programa Estado Presente.
Dia do Policial Civil
No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei Estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981. Em outros estados é comemorado em datas distintas.
A data é uma referência à morte de Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.
O Decreto 3.031-N, de 07.08.1990 regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial.
Lista dos homenageados:
Medalha de Ouro-30 anos
Delegado de Polícia HEDSON FELIX;
Investigador de Polícia LUIZ FERNANDO SANTOS DE FARIAS
Escrivã de Polícia MARIA DEUSDETI LIEVORE
Medalha de Prata-20 anos
Investigador de Polícia ADIELSON CARLOS PIETRALONGA
Investigador de Polícia ADRIANO DOS SANTOS
Inv. de Polícia AELCIO DA SILVA GONÇALVES FILHO
Investigador de Polícia ALEX FABIANI FERREIRA
Investigador de Polícia ALEXANDRE SENA BRAGA
Investigadora de Polícia ANA MARIA VARGAS CORREA
Perito Oficial Criminal ANDRE BARBOSA
Investigador de Polícia ANDREA LIMA DE SOUZA
Delegada de Polícia ANDREIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS
Investigador de Polícia ANGELO JOSE DE CARLI RAMOS JUNIOR
Investigadora de Polícia ANNA DELMIRA DE ALMEIDA PENNA
Investigador de Polícia CARLOS HENRIQUE BARROS TRABACH
Investigador de Polícia CARLOS MAGNO PEREIRA GOMES
Investigadora de Polícia CARMEM DEA SAMORE VIEIRA
Investigador de Polícia DALCIO NASCIMENTO FILHO
Investigador de Polícia DANIEL CORDEIRO
Investigador de Polícia DILSON VICENTE NUNES
Investigador de Polícia EDIMO BONADIMAN
Investigador de Polícia EDSON BATISTA SANTOS
Investigador de Polícia ELIAS PIAZZI
Investigador de Polícia ELSON DO NASCIMENTO FILGUEIRAS
Investigador de Polícia ELVIO BAYERL
Investigador de Polícia FERNANDO TADEU VALENTE DUTRA
Investigador de Polícia FRANCISCO LEMOS FILHO
Delegado de Polícia HEDSON FELIX
Delegado de Polícia HELI SCHIMITTEL
Investigador de Polícia HUELDER ANDERSON BARROSO
Investigador de Polícia JAQUES MARCHETTI
Investigador de Polícia JEAN CLAUDIO DE JESUS DE LUCENA
Investigador de Polícia JORGE LUIZ LIMA
Investigador de Polícia JOSE ELEUTERIO GOMES JUNIOR
Delegado de Polícia JOSÉ LOPES PEREIRA
Investigador de Polícia LEVI SCHIMITTEL
Investigador de Polícia LINDOMAURA SOUZA DE OLIVEIRA
Delegado de Polícia MARCELO NOLASCO DE ABREU
Investigador de Polícia MARCELO RENATO VALLE
Investigador de Polícia MARCIO COELHO RODRIGUES
Delegado de Polícia MARCOS AURÉLIO FERREIRA OLIVEIRA
Investigadora de Polícia MARGARETE DA COSTA MAURICIO
Investigadora de Polícia MARIANNE ADELAIDE FREITAS DA COSTA
Investigadora de Polícia MAURICEA ADRIANA DAS NEVES
Investigador de Polícia MAURICIO DE SOUZA MACHADO
Investigador de Polícia OSEIAS RODRIGUES DA SILVA
Investigador de Polícia PETERSON SIMÕES PIMENTEL
Investigador de Polícia SERGIO CETRANGOLO
Delegado de Polícia SERGIO ALMEIDA DE MELLO
Investigador de Polícia STENIO FERRARI JUNIOR
Investigadora de Polícia WANDRESSA PEREIRA AMARO
Investigador de Polícia YRLAN OLIVEIRA
Medalha de Bronze- 10 anos
Delegado de Polícia ALBERTO ROQUE PERES
Escrivão de Polícia ALEX FERNANDO DA SILVA BORGES
Delegado de Polícia ALEXANDRE PASSAMANI GALVÃO
Delegada de Polícia ANA CECILIA DE ALMEIDA MANGARAVITE
Escrivã de Polícia AUCIMARA MARQUEZINI
Perita Oficial Criminal DANIELA MENDES LOUZADA DE PAULA
Investigador de Polícia ELIAS PEREIRA
Investigador de Polícia FABIO TRAVAGLIA CREVELARIO
Perito Oficial Criminal FABRICIO SOUZA PELIÇÃO
Investigadora de Polícia FARIDES MARILANE ALVES PEREIRA
Delegada de Polícia FRANCINI PARMAGNANI MORESCHI BERGAMINI
Agente de Polícia GILMAR MARTINS BRAGA
Investigadora de Polícia GRACIELLA SOUZA DE AZEVEDO
Delegado de Polícia HEDSON FELIX
Investigador de Polícia HELDER ROBERTSON FERNANDES
Delegado de Polícia ISAAC EMMANUEL DE SOUZA GAGNO
Delegado de Polícia JANDERSON BIRSCHNER LUBE
Escrivão de Polícia JOHNY MARCOS SEIBEL
Auxiliar de Polícia Médica Legal JULIANA BEATRIZ PIRES CABRAL
Delegado de Polícia LEONARDO AKSACKI MALACARNE
Investigador de Polícia MARCIO COELHO RODRIGUES
Delegado de Polícia MARCUS VINICIUS RODRIGUES DE SOUZA
Escrivã de Polícia NADYA KELLY SOARES
Escrivão de Polícia RICARDO FARINA DE FREITAS
Delegado de Polícia ROBERTO FANTI DE RESENDE
Delegado de Polícia ROMULO CARVALHO NETO
Escrivão de Polícia RODRIGO DE FREITAS CANCIO
Escrivã de Polícia SARITA MORAES DE SOUZA
Delegado de Polícia VITOR MANUEL TORRES ANDRADE
Medalha de Mérito Policial
Escrivã de Polícia CAROLINA HENRIQUE SARDINHA SILVA
Investigador de Polícia DAVIDSON RIZZO
Delegado de Polícia GIANNO PIZZANI TRINDADE
Investigador de Polícia MARCOS EDUARDO GOMES
Delegado de Polícia DIEGO PLATYNY LIMA BERMOND
Delegado de Polícia DOUGLAS TREVIZANI SPERANDIO
Delegado de Polícia EDUARDO SANTOS ARCOS;
Agente de Polícia FERNANDO DE ABREU GAGNO JUNIOR;
Escrivã de Polícia PATRÍCIA MONTEIRO LEITE
Investigador de Polícia ROSALI ROSINDO DE OLIVEIRA
Agente de Polícia CLEUDES JOSÉ DA SILVA JUNIOR
Delegado de Polícia DEMETRIUS BESERRA VILAR;
Investigador de Polícia FÁBIO DA SILVA LOPES.
Agente de Polícia IVAN DA SILVA LOURENÇO
Investigador de Polícia JORGE LUCIO VIRGILINO
Investigador de Polícia JOSÉ ELEUTÉRIO GOMES JUNIOR;
Agente de Polícia CARLITO LOURENÇO FILHO
Escrivão de Polícia CLENILTON MATEINI MADEIRA
Escrivão de Polícia FRANCISCO FARIA DUQUE
Delegado de Polícia JOSÉ EUSTÁQUIO MENDES JÚNIOR
Investigadora de Polícia MARGARETE DA COSTA MAURÍCIO
Agente de Polícia ROMULO PEREIRA MASCARENHAS NETO
Investigador de Polícia ANDRÉ LUIZ MONTES BORLOTT
Investigador de Polícia ADRIANO PASTORE DUARTE
Perito Oficial Criminal CARLOS ALBERTO DAL CIN;
Perito Oficial Criminal FRANCISCO MUTZ RATZKE;
Investigadora de Polícia PATRÍCIA VIANNA VASCONCELLOS
Perito Oficial Criminal SERGIO NATALI BARRADAS.
Investigador de Polícia WAGNER ROMÃO SIMÕES
Amigos da Polícia
CARLOS EDUARDO AZEVEDO, KAEDDY-empresário
GUARDA MUNICIPAL DE VILA VELHA;
ARLETE LUZIA ZOTELLE-empresária
ALESSANDRO MARIN- coronel da Polícia Militar e comandante de Polícia Ostensiva da Região Sul
RODRIGO ARAUJO BULHÕES - tenente-coronel e diretor Adjunto da Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar.
ALMIR GONZAGA ROGÉRIO- supervisor de Segurança da Secretaria de Justiça
Texto: Fernanda Pontes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Camila Ferreira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693