15/12/2020 18h36 - Atualizado em 04/01/2021 17h57

Operação Caim XI resulta em 36 prisões em todo Estado

A 11ª fase da Operação Caim, finalizada nessa segunda-feira (14), resultou em 36 prisões em todo o Estado. A operação é coordenada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e conta com a participação da Polícia Militar (PMES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer), Guardas Municipais e Força Nacional.

Cerca de 150 agentes de segurança participam da operação. Na Serra, as buscas ocorreram em Jardim Limoeiro. Em Vitória, mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Morro do Macaco e Andorinhas. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva, concedida também nessa segunda-feira (14).

“É uma operação que deu muito certo, porque ela integra, efetivamente, as forças de segurança, mostra uma presença muito forte nas comunidades e nos colocando sempre à disposição das pessoas que precisam da Segurança Pública”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho.

As equipes cumpriram 57 mandados de prisão, busca e apreensão, que resultaram na apreensão de quatro armas, 223 munições e entorpecentes. Entre as prisões, 15 foram em cumprimento de mandados de prisão por envolvimento em homicídios, sete por outros crimes e 14 detidos em estado flagrancial.

“A Operação Caim foi desenvolvida com essa finalidade: prender homicidas. Ao longo do ano, viemos fazendo as operações, muitos homicidas foram presos e, nesta etapa, foram mais 15 homicidas presos. Quando você tira um criminoso deste das ruas, você está evitando vários homicídios, porque o homicida tem compulsão por matar (...) É um trabalho muito importante”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Prisões

Por motivos estratégicos, algumas incursões da Operação Caim XI foram realizadas em dias alternados. Na última quinta-feira (10), a equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, juntamente com a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), realizou operação no Balneário Ponta da Fruta, que resultou em duas prisões, entre elas de um suspeito de envolvimento no homicídio registrado no dia 08 de outubro deste ano.

Na mesma data, a DHPP de Guarapari também realizou duas prisões, sendo uma na Praia do Morro, de um suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio, registrada no dia 06 de dezembro, no bairro Acampamento dos Adventistas, e outra no Bairro Ipiranga, de um homem de 30 anos suspeito de ser o autor do homicídio cometido em 19 de novembro, no bairro Santa Mônica.

Na última sexta-feira (11), a DHPP de Vitória, com o apoio da Polícia Militar e da Força Nacional, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no bairro Romão, em Vitória, e realizou três prisões, entre as quais, a de um indivíduo de 26 anos, que já está preso por outro crime e é suspeito de envolvimento no crime registrado no dia 17 de março de 2020, no Bairro Ilha de Santa Maria, em que uma pessoa foi morta e duas feridas.

Também na sexta-feira (11), a DHPP de Cariacica prendeu um de seus alvos prioritários, considerado um dos líderes da associação criminosa que atua nos bairros Vista Dourada e Vale dos Reis e contra quem havia um mandado de prisão preventiva em aberto.

Em Cachoeiro de Itapemirim, as equipes prenderam um homem de 30 anos, suspeito de envolvimento em uma tentativa de latrocínio, cometida no dia 03 de agosto. A vítima, um empresário de 27 anos, ficou paraplégica após ser baleada nas costas pelos assaltantes.

Histórico

O nome “Operação Caim” faz referência à história bíblica dos irmãos Caim e Abel e remonta ao primeiro homicídio sobre o qual a sociedade teve conhecimento.

De abril a dezembro, a Operação Caim realizou, com êxito, onze fases, que totalizam a detenção de 399 pessoas, além da apreensão de armas, munições, veículos, drogas e dinheiro.

Texto: Camila Ferreira

Comunicação Interna - (27) 3137-9024