A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 12º e do 13º Distritos Policiais da Serra, deflagrou, na manhã dessa quarta-feira (04), a Operação Ciclomotor, que resultou na recuperação de uma bicicleta elétrica roubada no município da Serra, além da identificação dos autores do crime.
A operação teve como objetivo identificar e qualificar os responsáveis pelo roubo, bem como recuperar o bem subtraído. A ação teve início após a vítima comparecer à unidade policial para registrar a ocorrência.
De acordo com o delegado Josafá da Silva, titular do 12º e do 13º Distritos Policiais da Serra, o crime ocorreu por volta das 7h20, na Rua Coronel Manoel Nunes, no bairro Laranjeiras Velha, na Serra. Na ocasião, a vítima, uma mulher que se deslocava para o trabalho, foi fechada e abordada por dois indivíduos que utilizavam um veículo Hyundai HB20, de cor cinza. O passageiro desembarcou do automóvel e, simulando estar armado, anunciou o assalto e exigiu a entrega da bicicleta elétrica. Temendo por sua integridade física, a vítima entregou o bem sem esboçar reação.
"Por meio da análise de imagens de câmeras de videomonitoramento, conseguiram identificar a placa do veículo utilizado na ação criminosa, constatando tratar-se de um automóvel locado. Em seguida, as equipes se dirigiram à locadora, onde foi possível identificar o responsável pela locação do veículo. A partir dessas informações, os policiais chegaram à identificação dos autores do roubo e ao possível destino da bicicleta subtraída", disse.
Diligências foram realizadas no endereço indicado, no bairro Jardim Tropical, porém os suspeitos não foram localizados naquele momento. As investigações apontaram que o responsável pela locação do veículo não participou diretamente do crime. Ele compareceu espontaneamente à unidade policial, prestou depoimento e apresentou comprovação de que estava trabalhando no horário do roubo, além de informar a quem havia emprestado o veículo. Após a oitiva, o locador foi orientado a intermediar contato com a pessoa que estava com a bicicleta, o que resultou na devolução voluntária do bem, entregue na unidade policial.
Durante a verificação, constatou-se que os criminosos alteraram a aparência da bicicleta, pintando o assento de preto, com o objetivo de dificultar sua identificação, já que originalmente o item tinha cor caramelo.
De acordo com o titular do 12º e do 13º Distritos Policiais, delegado Josafá da Silva, a Polícia Civil segue com as investigações para apurar a autoria de outros roubos de bicicletas elétricas na região. “Orientamos a população a não adquirir bicicletas elétricas sem procedência comprovada, especialmente sem nota fiscal. Quem for flagrado em posse de bem produto de furto ou roubo responderá pelo crime de receptação, além de ter o objeto apreendido”, destacou.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com