10/08/2023 17h45

Operação conjunta prende três pessoas e apreende armas e drogas em Pinheiros

Uma operação conjunta entre policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros e policiais militares da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) prendeu três pessoas e apreendeu armas, drogas e munições na última quinta-feira (03) no município de Pinheiros.

A operação denominada Sentinela Isolada, com foco no combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e crimes contra pessoa, cumpriu mandados de busca e apreensão em residências do bairro Jundiá.

Na primeira residência, as equipes se depararam com um homem de 19 anos, cuja casa era alvo de um dos mandados de busca e apreensão. O indivíduo tentou se evadir, mas foi alcançado por um policial militar. A mãe do rapaz tentou interferir nas buscas e proferiu palavrões contra os policiais.

A mulher de 41 anos de posse de uma faca entrou em luta corporal e tentou atingir um dos policiais militares. A mulher ainda tentou agredir os militares com chutes e pontapés, sendo necessário o uso progressivo da força para algemá-la.

Durante a ação, os filhos da mulher, de 16 e 12 anos, proferiram ameaças contra os policiais. Por este motivo, os dois foram apreendidos.

No quarto do indivíduo de 19 anos foram localizadas duas caixas de papel para enrolar cigarro de maconha para consumo, R$ 1.579,00 em espécie, três gaiolas contendo três pássaros da fauna silvestre, conhecido como coleiro e três celulares.

O rapaz foi questionado sobre a procedência do dinheiro, mas não soube informar e ainda ameaçou os militares. Fato que corroborou para sua condução.

Os três foram conduzidos à 6ª Delegacia Regional de Nova Venécia. A mulher de 41 anos foi autuada em flagrante por resistência e desobediência e encaminhada ao sistema prisional. O homem de 19 anos assinou um termo circunstanciado (TC) por ameaça, e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo.

Já o adolescente de 16 anos assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de ameaça, e foi reintegrado à família, após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público, quando solicitado.

Na segunda residência, os militares foram recebidos por um homem de 23 anos e uma mulher de 22 anos. Na casa, foi encontrada uma bucha de maconha dentro de um guarda-roupa e, com o apoio do K9 Rex, foram localizadas 153 pedras de crack e 169 buchas de maconha escondidas em um terreno baldio que fica em frente à residência.

Os envolvidos foram conduzidos à 6ª Delegacia Regional de Nova Venécia. O suspeito de 23 anos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao sistema prisional. Já a mulher de 22 anos foi ouvida e liberada após a autoridade policial entender que não haviam elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante naquele momento.

Na terceira residência, os militares anunciaram a presença policial, mas não foram atendidos, sendo necessário arrombar o portão de entrada do imóvel. Um homem de 20 anos foi localizado no interior da residência. Durante as buscas, foi encontrada uma pistola calibre .380 municiada com 12 munições do mesmo calibre e com numeração raspada.

Dentro do guarda-roupas, foi encontrada a quantia de R$ 121,00 em espécie, dois pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro em gaiolas sem a autorização dos órgãos ambientais, além de material para embalo de entorpecentes.

Em uma outra casa, que fica próxima à residência do suspeito, foram encontradas uma sacola contendo uma garrafa com substância similar a clorofórmio, conhecido popularmente como loló, e outra sacola com frascos utilizados para acondicionar a substância.

Com ajuda do K9 Rex, foram encontrados dentro de um buraco em um sofá, 19 gramas de cocaína e um frasco de ácido bórico. O homem de 20 anos foi conduzido à 16ª Delegacia Regional de Nova Venécia e autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e por manter em cativeiro espécie da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente.

Texto: Matheus Foletto

Comunicação Interna – (27) 3137-9024