Na manhã desta sexta-feira (31) uma operação conjunta foi realizada no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, com o objetivo de apurar denúncias de maus-tratos a animais. A ação foi conduzida pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Guarda Municipal de Vila Velha e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha.
O endereço alvo vinha sendo monitorado há alguns dias após o recebimento de denúncias. Diante da confirmação de situação flagrancial, as equipes realizaram o ingresso no imóvel com autorização do síndico e do proprietário que locava a unidade para os investigados.
Durante a vistoria, os agentes constataram condições insalubres e degradantes, caracterizando a prática de maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o artigo 164 do Código Penal.
“Foram resgatados três cães, dois gatos e um coelho, todos encontrados em ambiente com acúmulo de fezes e urina, falta de água potável e alimento adequado. Os animais apresentavam sinais de negligência, como pelos embolados, odor forte, perda de pelagem e sujeira corporal. O coelho, em especial, estava confinado em espaço tomado por fezes, sem condições mínimas de bem-estar”, relatou o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA).
Além disso, verificou-se a ausência de ração apropriada para os felinos, sendo a única alimentação disponível destinada a cães e, ainda assim, de difícil acesso aos animais.
Os animais foram imediatamente resgatados e encaminhados para atendimento veterinário emergencial, sob custódia da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, onde passarão por avaliação clínica, vacinação e tratamento.
As investigações seguem em andamento para a responsabilização dos tutores dos animais.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com